TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Quitéria

Trabalho Escolar: Maria Quitéria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

• Como viviam as mulheres naquele período?

As mulheres naquele período não tinham nenhum direito civil, elas não podiam escolher seus próprio maridos, para que a mulher se casasse tinha quer ter um bom dote para seus maridos, não votavam, não sentiam prazer com seu companheiro, se a mulher não fosse virgem o marido poderia terminar o casamento por causa disso, não podia mostrar seu corpo. Mostrar os joelhos já era uma coisa muito avançada.

• Como Maria Quitéria conseguiu entrar para o exercito?

Maria Quitéria pediu permissão a seu pai para se alistar, com o pedido negado, ela fujiu e foi para casa de sua meia irmã, Teresa Maria, casada com José Cordeiro de Medeiros e com a ajuda de ambos, cortou os cabelos, e usando um uniforme de José dirigiu-se à vila de Cachoeira, onde se alistou sob o nome de Medeiros, no Regimento de Artilharia, onde permaneceu até ser descoberta pelo pai, duas semanas mais tarde. Porém teve o reconhecimento do General Labatut, enviado por D.Pedro I para o comando geral da resistência que lhe conferiu as honras de 1º Cadete e o Conselho Interino lhe forneceu dois saiotes, que foram colocados no seu uniforme para diferenciá-la dos outros membros.

• Como era sua farda?

O Governo da Província dera-lhe o direito de portar espada. Na condição de cadete, Quitéria envergava original farda azul com saiote por ela própria modelado, além de vistoso capacete com penacho.

• Quais foram as principais batalhas da qual ela participou?

As principais batalhas que ela participou foram as seguintes: Em 29 de outubro de 1822 ela lutou na defesa da Ilha de Maré, Maria Quitéria lutou também pela defesa da foz do Paraguaçu comandando um grupo de mulheres guerreiras, Depois de violentos combates, finalmente, a dois de julho de 1823, as tropas brasileiras marcharam vitoriosas pelas ruas de Salvador, com Maria Quitéria entre elas.

• Quais eram os ideais que ela defendia?

Maria Quitéria defendia o movimento pró-independência da Bahia ativamente, enviando emissários a toda a Província em busca de adesões, recursos e voluntários para formação de um "Exército Libertador".

• Por que ela morreu esquecida e somente após meio século sua imagem passou a ser valorizada?

Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição.Viúva, mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventário, devido à morosidade da Justiça, mudou-se com a filha para Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato.Os seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, no bairro de Nazaré em Salvador.Devido ao ano do centenário de sua morte, o então Ministro da Guerra determinou que em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército fosse inaugurado, em 21 de agosto de 1953, o retrato da insigne patriota. Já em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria de Jesus, por decreto do Presidente da República, passou a ser reconhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com