TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marxismo E Renascimento

Ensaios: Marxismo E Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

MARXISMO

Todo o evangelho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases: Odeie o indivíduo mais bem-sucedido do que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação do que a sua.

Jamais, sob qualquer circunstância, admita que o sucesso de alguém pode ser decorrente de seu esforço próprio, de sua capacidade, de seu preparo, de sua superioridade em determinada atividade. Jamais aceite que o sucesso de alguém pode advir de sua contribuição produtiva para algum setor da economia, contribuição essa que foi apreciada por pessoas que voluntariamente adquiriram seus serviços. Jamais atribua o sucesso de alguém às suas virtudes, mas sim à sua capacidade de explorar, trapacear, ludibriar e espoliar.

Jamais, sob qualquer circunstância, admita que você pode não ter se tornado aquilo com que sempre sonhou por causa de alguma fraqueza ou incapacidade sua. Jamais admita que o fracasso de alguém pode ser devido aos defeitos dessa própria pessoa — preguiça, incompetência, imprudência, incapacidade ou ignorância.

Acima de tudo, jamais acredite na honestidade, objetividade ou imparcialidade de alguém que discorde de você. Qualquer um que discorde de você certamente é um alienado a serviço da burguesia e do "capital".

Este ódio básico é o núcleo do marxismo. É a sua força-motriz. É o que impele seus seguidores. Se você jogar fora o materialismo dialético, o arcabouço hegeliano, os jargões técnicos, a análise 'científica' e todas as inúmeras palavras presunçosas, você ainda assim ficará com o núcleo do marxismo: o ódio e a inveja doentia do sucesso, que são a razão de ser de toda esta ideologia.

RENASCIMENTO

- Formação de uma cultura leiga, racional, antropocêntrica, individualista, hedonista, ligada aos valores burgueses e diretamente vinculada as transformações sócio-econômicas que a Europa atravessava entre os séculos XIV e XVI.

- A origem do renascimento está na formação de uma cultura humanista, inspirada na antiguidade clássica greco-romana, de atitude centrada nos valores antropocêntricos e terrenos;

- Precursores: na pintura Giotto; na literatura, Petrarca (“o pai do humanismo”) e Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, obra medieval que antecipa valores humanistas;

- Itália: “berço do renascimento” - desenvolvimento das cidades, mecenato (proteção de burgueses,príncipes e até papas aos humanistas), ruínas de Roma, aperfeiçoamento da imprensa (Guttemberg), presença dos sábios bizantinos.

- Expoentes: Leonardo da Vinci (“A Última Ceia” e “Monalisa”), Michelangelo (Capela Sistina, Pietá, Moisés, Davi), Maquiavel (“O Príncipe”), Botticelli (“O Nascimento de Vênus”), etc.

- Expansão do Renascimento: Na Espanha: Cervantes (“Dom Quixote”) e El Greco (“Apostolados”); Portugal: Camões (“Os Lusíadas); Na Inglaterra: Shakespeare (“Romeu e Julieta”, ”Machbet”, “Mercador de Veneza”, etc.), Morus (“Utopia”), Francis Bacon (“Organum”); França: Montaigne (“Ensaios”), Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”).

Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - Resumo de História Geral - Renascimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com