TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material para concurso

Por:   •  18/9/2015  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

ESTUDO DE CASO – UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Componentes:

Emanuel Pires

Gleydson Alves

Sílvia Lopes

Tibéria Brasil

Fortaleza

2015

Checklist para Líderes de Equipe:

Você facilita o desenvolvimento de normas e regras de participação apropriadas?

  • Você incentiva e fornece apoio a conflitos de tarefa?

Sim, através do processo de conscientização de cada colaborador, demonstrando a importância do trabalho de cada um e deixando bem claro os objetivos da tarefa a ser realizada para que o objetivo final seja alcançado.

  • Você incentiva a colaboração e faz da equipe um local seguro onde pode-se compartilhar informações delicadas?

A colaboração é sempre incentivada através de conversas em grupo e individuais visando uma equipe motivada e consciente, além de feedbacks individuais e freqüentes, onde podemos ter um pouco mais de convívio com o colaborador, conhecer suas expectativas, problemas pessoais e avaliar desempenho.  Nesses pontos, o gestor tem papel fundamental para mostrar  ao colaborador que se preocupa com a equipe, além de facilitar o processo de comunicação e transparência.

  • Você incentiva reflexões freqüentes sobre o processo?

Sempre em nossas reuniões mensais incentivamos nossos colaboradores a debaterem sobre os processos diários. Nessas conversas que, geralmente, são muito produtivas, podemos verificar pontos importantes a melhorar, e destacar os pontos positivos de cada processo. Os colaboradores aproveitam a oportunidade para dar sugestões que muitas vezes são implementadas e geram resultados satisfatórios. É de grande importância pois o colaborador sente-se, de fato, parte de uma equipe, além de ser reconhecido publicamente nas reuniões seguintes.

  • Você encara os erros como fonte de aprendizagem e não como motivo para punição?

Os erros são visto como fonte de aprendizagem. Acreditamos que é um momento importante para analisarmos e identificarmos o que causou e como o colaborador percebe. Nos feedbacks que realizamos sobre erros em processos procuramos sempre reforçar com o colaborador como a atividade funciona e mostrar o que os erros freqüentes podem prejudicar a empresa ou o processo realizado. Através desse feedback tornamos o erro em uma situação de aprendizagem e mostramos que estamos ao lado do colaborador em caso de dúvidas para auxiliá-los e otimizarmos os nossos processos.

  • Você pensa em seu papel e o descreve em termos de equipe e não em termos individuais ou hierárquicos?

Para facilitar o desenvolvimento de um código de conduta interno em que haja uma sincronia coletiva, deve-se existir uma consciência do líder, ou seja, ele dever ser coerente e coeso em suas atitudes e decisões. Enfim, o pensamento sempre tem que demonstrar com objetividade e clareza a coletividade.

Você é sensível à diversidade dentro da equipe?

  • Os membros da equipe esforçam-se para compreender e adaptar-se ao estilo de trabalho dos outros?

A adaptação depende da formação da equipe, isto é, se a equipe é homogênea ou heterogênea. Quando a equipe é homogênea existe um esforço maior para a compreensão da diversidade, pois existe uma união e coletividade que ajuda na adaptação. Por outro lado, quando o grupo é heterogêneo existe uma resistência maior, pois a fragmentação dificulta no processo de aceitação e adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (409.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com