TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia específica

Seminário: Metodologia específica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório - Metodologia Específica

26/08/2014 13h51min

Página: 1/1

Disciplina: CCJ0105 - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

TÍTULO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA

Período Regencial: o difícil período de estabilização da independência

CLASSIFICAÇÃO DO MÉTODO

CASO CONCRETO

DESCRIÇÃO

O conteúdo será apresentado com base no Livro Didático de História do Direito no Brasil entre as páginas 69 e 76 (antes de "O regresso conservador e a antecipação da maioridade de D. Pedro").

Você estudou que a legitimidade do exercício do Poder na Constituição de 1824 tinha fortes fundamentos na figura real e no carisma do Imperador, que o exercia principalmente por meio do denominado Poder Moderador. Porém, como você teve a oportunidade de estudar no decorrer do Capítulo 3 do Livro Didático de História do Direito Brasileiro, a abdicação do Imperador em 1831 abriu um vácuo no Poder, já que seu sucessor, o Infante Pedro, futuro D. Pedro II, tinha apenas 5 anos de idade nesta oportunidade.

Neste sentido, responda:

a) Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ou seja, de que o exercício do poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade aos que a ele deve se submeter que soluções são colocadas em prática pelos governos regenciais com vistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um "imperador"?

R= Ato Adicional a Constituição de 1834, Surgimento dos Juízes de Paz, Tribunal do Júri, Hábeas Corpus e Guarda Nacional.

b) O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-se dizer que, com o este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império?

R= Sim, houve mais autonomia e descentralização do poder, caminhando para o processo de Federação com o Ato Adicional, porém mantinha-se a influência de maneira indireta sobre as províncias, pois o Presidente era indicado pelo Poder Central.

c) Como é possível relacionar o surgimento da chamada "Guarda Nacional" com o contexto histórico deste período regencial?

R= O grupo dos liberais moderadores defendia a descentralização do poder e garantia de autonomia às regiões, porém mantendo-se a ordem pública. Então, preocupados com o risco de fragmentação do país e as mudanças na ordem pública, criou-se: A Guarda Nacional (1831) para proteção ao governo, no qual os comandantes da Guarda eram na sua maioria os Coronéis que já exerciam algum controle político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com