TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mis Van Der Houve

Artigo: Mis Van Der Houve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

LUDWIG MIES VAN DER ROHE

Arquiteto alemão nascido em 27 de março de 1886 em Aachen,na Alemanha, faleceu em 17 de agosto de 1969 aos 83 anos em Chicago nos Estados Unidos;é considerado um dos principais arquitetos do século xx juntamente com Le Corbusier e Frank Lloyd Writght.

Foi diretor da renomada escola de arquitetura Bauhaus, e conhecido também por suas frases como:

"MENOS É MAIS " e "DEUS ESTA NOS DETALHES"

INDICE

VIDA

__________________________________________

Aos quatorze anos de idade, Mies entrava para o ramo da construção, meio em que seu pai atuava, tendo passado sua infância e adolescência entre lápides e igrejas medievais sua formação não foi acadêmica, mas de natureza prática e religiosa; passou dois anos numa escola de comércio e trabalhava como designer de revestimento para um construtor local, Mies encontrou em Berlim em 1905,quando foi trabalhar no escritório do arquiteto Bruno Paul. Dois anos mais tarde ,um professor de filosofia, completamente idealista, queria que sua casa fosse construída por um arquiteto jovem. Paul indicou Mies, que aos 21 anos projetou e construiu a residência de Alois Riehl,um dos principais filósofos berlinense, pondo-o em contato com intelectuais e possibilitando a ele trabalhar com Peter Behrens, para quem os outros país do movimento modernista da arquitetura Le Corbusier e Walter Gropius, e também trabalharam entre 1907 e 1910. Neste período também decide reformular seu nome, acrescentando o sobrenome van der Rohe de ressonância aristocrática como um divisor de águas, passando de um filho de comerciante para um renomado arquiteto.

O ÍNICIO

__________________________________________

No começo de sua carreira projetou casas para clientes de classes baixas, com influencias de Friedrich Schinkel um neoclassicista prussiano, que tinha como características as grandes proporções e os volumes complexos e radiais, e o arquiteto holandes Berlage

Com a derrota da Alemanha na primeira guerra mundial, o pais se encontrava em um estado caótico,e Mies como todo arquiteto que participou da guerra, procurou desenvolver uma arquitetura mais orgânica. Em 1929 começou a dirigir a seção de arquitetura do radical Novembergruppe, que se dedicava a revitalização das artes em toda a Alemanha.

Depois da primeira guerra mundial, houve um distanciamento dos estilos tradicionais e ele começa a receber influencias do Neoclassicismo, Expressionismo,Suprematismo e Construtivismo Russo, que produz construções escultóricas e eficientes, usando dos materiais industriais modernos.

De forma moderna abandona qualquer tipo de ornamentação, e em 1921 projeta um impressionante arranha céu facetado de vidro e metal, para o concurso de Friedrichstrasse.

A intenção de Mies ao utilizar o vidro,era de produzir uma superfície refletora complexa que , sob o impacto da luz, estaria sujeita a transformações.O que podemos comprovar em sua descrição que acompanhava a primeira publicação de sua proposta ao edifício:

"Em meu projeto para um arranha céu na estação Friedrichstrasse em B

PERIODO G

_______________________________________________

Em julho de 1923 participou do primeiro número da revista G, com o subtítulo de Material zur elementaren Gestaltung, nele apresentou um edifício de escritórios de sete andares, na forma de bandejas de concreto,em balanço de uma estrutura de concreto armado; com este projeto Mies se posicionou contra o formalismo e a especulação estética e escreve o seguinte texto:

"O edifício de escritório é uma casa de trabalho (...) de organização, claridade e economia. Salas de trabalho luminosas, amplas, fáceis de supervisionar, divididas apenas da maneira que o exijam as funções específicas. O máximo efeito com o mínimo dispêndio de meios.Os materiais são concreto, ferro e vidro."

Edifício Seagram

O edifício está localizado exatamente em 375 Park Avenue, entre a rua n º 52 e n º 53, no centro de Manhattan. Na cidade de Nova York, Estados Unidos Símbolo mundo industrial contemporâneo, ilustra o lema do arquiteto "Menos é mais", mostrando que um edifício simples pode ser tão surpreendente que um edifício com designs mais compostos.

O Edifício Seagram é uma síntese refinado da arquitetura racionalista em que Mies tinha formado, o estilo internacional começou a nascer em arquitetura de 1950 e as contribuições da Escola de Chicago.

Residência Farnsworth

A casa está situada no meio de prados e árvores de grande porte, ao longo do rio Fox em Plano, Illinóis.

O Rio Fox transborda devido às fortes chuvas na região. Esta é uma das principais razões para que a casa foi construída acima do solo.

Ao sul, um grande bosque serve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com