TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitologia Nórtida

Por:   •  31/3/2015  •  Monografia  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

COMO A MITOLOGIA NÓRDICA INFLUENCIA

NOS DIAS ATUAIS!

MONGAGUÁ

2014

BRUNA CAROLINA VANJURA MACHADO

2º Ano do Ensino Médio

Colégio Casalunga

COMO A MITOLOGIA NÓRDICA INFLUENCIA

NOS DIAS ATUAIS!

Trabalho para a Conclusão do Segundo Ano do

Curso de Ensino Médio, seguido Pesquisa

Empírica para as disciplinas História e Língua

Portuguesa, orientada durante todo o seu

processo pela Profª Lourdes G. Belfort

Pinheiro, acompanhada dos demais

profissionais da Educação Básica.

Mongaguá

2014

CAPITULO 01

O QUE É MITOLOGIA NÓRDICA?

A Mitologia Nórdica surgiu no norte da Europa na Antiguidade. Ela é um conjunto de crenças que ressaltam a coragem individual e a vitória nas batalhas. Ela também se mantém popular até hoje, pois inspira vários artistas como compositores e roteiristas.

Os nórdicos têm semelhanças aos mitos de outra tribo em particular, tal grupo era a Tribo Germânica, que se estabeleceu nas regiões atuais da Europa Central e Escandinávia. Esta influência se iniciou no Oeste da Rússia até o ano 1000, e com a presença dos vikings , se consolidou na costa Leste na América do Norte. De 400 a.C ao século 10, as tribos germânicas giravam em torno de diferentes civilizações, tais como os povos islandeses: “ Na Mitologia Nórdica são relatados muitos encontros violentos dos deuses com seus velhos adversários, os gigantes” (PAAJANEN,2010,P.228),eram separados dois reinos:Deuses e Gigantes.

Os Gigantes não deveriam entrar no reino dos deuses e vice-versa, porém havia um reino que sempre queria dominar o outro e assim eram travadas as batalhas.

1.1: PRINCIPAIS PERSONAGENS: ODIN

Odin foi o líder dos Deuses e também o criador do mundo. Era Deus da guerra, da sabedoria, da magia,da poesia, da profecia, da vitória, da caça e da morte, porém também era muito interessado pela magia, poesia e arte. A maioria de suas histórias mostra sua constante busca pela sabedoria: ‘’ Odin tentou encontrar o ‘’poço da elevada sabedoria’’ , que ficava sob as raízes de Yggdrasil.’’ (PAAJANEN,2010,P.231). Se qualquer pessoa bebesse desse poço, teria uma sabedoria fora do comum , e por isso era vigiado pelo Gigante Mimir. Mas como Odin nunca desiste de uma busca pela sabedoria, se disfarçou de viajante, porém foi impedido por Mimir , que para que deixasse Odin tomar um gole de água do Poço , lhe impôs um sacrifício, que foi a perda de um de seus olhos.

Tinha dois corvos, Hugin e Munin, que sobrevoavam pelo universo que recolhiam notícias, e um cavalo chamado Sleipnir de oito patas, que também podia voar. Odin teve vários filhos, entre eles Thor e Balder, com diversas deusas gigantas. E também tinha um palácio chamado Valhala localizado em Asgard, que era para onde iam os guerreiros corajosos após a morte.

1.2 THOR

É o filho de Odin e de Fjorgyn, e é marido de Sif; conhecido como o Deus do trovão e dos céus, era também o mais respeitado dos Deuses Nórdicos. Simbolizava a lei da ordem. Andava sempre com seu martelo chamado Mjollnir. Mjollnir foi feito por anões e tem o poder de sempre voltar as mãos de Thor após ser arremessado contra o inimigo. Thor vem do nome Thursday (quinta-feira em inglês), é o dia dele:“Um dia, o martelo de Thor foi roubado pelo gigante Thrym . Thor pede ajuda a Loki que, após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com