TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Estagio

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º SEMESTRE

NILSA MARIA LIMA DA CRUZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Brasilia

2014

NILSA MARIA LIMA DA CRUZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II – 5º Semestre (150 horas)

Orientador: Profa. Érica Ramos Moimaz

Tutor eletrônico: Renan Saad

Tutor de sala: Marta

Pólo de Apoio Presencial: Brasilia

Brasilia

2014


1-  ESTUDO DE ARTIGO

        Ao analisar um texto educacional varios fatores tem que ser observados, desde o seu conteudo ate qual e a intenção do autor e quais pontos ele que explorar no texto. Um dos pontos que eu pude observar no texto da Fabiana Rodrigues e da Sonia Regina, e um debate que elas fazem a respeito do ensino da historia e sobre o uso da memória, no texto elas tentam fazer uma vinculação entre as duas categorias, definindo assim as diferenças entre elas, demonstrando os aspectos distintos e tambem contraditorios que cada um dos temas representa.

        Um ponto que se observa de forma muito clara no texto e a discusão de como se deve fazer para o uso da memoria ser integrado ao currico escolar, trazendo assim velhas tradições que se perderam no tempo pela maior cientificação do estudo do tempo. O ensino da historia veio para acabar em partes com o uso da memoria como principal construtor de uma historicidade que existia. Saem as tradições de passagem de cultura de geração para geração, para um estudo mais cientifico a respeito de tudo que aconteceu em tal periodo, podendo assim usar de forma mais racional tudo que e apresentado e utilizar estas informações de forma mais racional possivel, sem deixar que o uso das emoções e o calor do momento faça com que fatos sejam supervalorizados por quem os narra, fato que e muito comum quando se usa como base apenas a sua memoria, pois ela pode agir de forma muito pessoal e passional, fazendo com que um tema visto por um ponto de vista se modifique de acordo com a percepção que ela e analisada por tal pessoa, adcionando assim a ela alguns contornos que podem não fazer parte da estrutura inicial daquele tema, fazendo com que a sua veracidade seja questionada.

        Este ponto talvez seja um dos principais pontos de questionamento apresentado pelo artigo, a falta de um embassamento maior fez com que a memória fosse cada vez mais perdendo espaço para a historia dentro do ambiente educacional, pois a sua falta de embassamento, elevada a sua perda de credibilidade faz com que o ensino da historia seja muito mais respeitado e respaldado como base para a construção de um saber historico concreto que não deixe uma margem tao grande para discursões, como o uso do saber da memória poderia causar ao ser usado como única fonte de recurso historico.

        Um outro ponto que surge para diminuir o uso da memoria como fonte historica e o surgimento de novas fontes historicas que ajudam o historiador na sua busca por apresentar a historiografia, as fotos, as roupas, os videos, e por ultimo a internet foram criando ferramentas que vieram para auxiliar o historiados nesta sua busca por desvendar fatos, tornando-se cada vez mais utilizadas dentro de salas de aulas e seminarios. Não que a memória esteja sendo subjulgada a algo que não vai existir mais que vai ser extinta, hoje se tem ate movimento que fazem com que a memoria seja resguardada, é que seus aspectos sejam mantidos pois ela ainda tem a sua relevancia e tem que ser preservada, pois a memoria não depende da historia e nem a historia vai depender da memoria.

        Um dos pontos em que a memoria ainda e muito preservada diz respeito a cultura local, pois em cidade menores muitos aspectos da sua cultura e dos seus costumes dependem de relatos que passam de geração para geração para serem guardados e recordados, pois em muitos casos não são guardados em registros em forma de documentos que possam ser guardadas e preservadas em formas de memoria coletiva para a sociedade e guardalas para a posteridade.

        Sendo assim, fica evidente que qualquer otica que se empregar a leitura deste artigo, vai notar que os campos da memoria e da historia são tratados como campos distintos e diferentes, que se reconhecem mais que não caminham juntos, pois uma não depende da outra pra existir mais são igualmente importantes para a formação do pensamento historico.  Sendo assim e impossivel individualizar historia e memoria dos livros didaticos pois cada um se torna fundamental na construção de um saber historico, dimensionando assim uma grande interpretação neste processo de produção, pois a historia vai ser restringido pelo uso da memoria neste processo complexo de desassociação do papel da memoria para a construção do saber.

        Desta forma e importante que ao se iniciar o trabalho da historia, seja trabalhado de uma forma aguda elementos que estimule a memoria, mais sem provocar demais ela de uma forma muito didatica, e que expresse ela em uma proporção social, mais de uma forma mais subjetiva, para que este aluno começe a criar um senso de noção a cerca da memoria, facilitando assim que ele possa criar seleções de momorias, fazendo que posteriormente ele possa compreender e saber diferenciar o estudo de determinadas gerações.

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

        O papel fundamental da educação, e poder fazer com que o aluno cresca e se desenvolva na sua busca por conhecimento. Que ele possa engressar na sua vida academica e sair de la preparado para desempenhar as suas funções desejadas para a sua vida profissional. Hoje o Brasil se torno um pais com muitas oportunidades mais que talvez falte ainda a mao de obra qualificada para exercer certas atividades. Baseadas nisto, o governo busca cada vez mais criar um modelo de educação no qual o aluno possa dentro de um pais com dimensões continentais como o nosso ter uma educação unificada, que não crie uma disparidade de qualidade de educação, independente de onde este estudante esteja estudando, seja ele em uma cidade pequena ou em uma grande metropole. Pensando nisto o governo federal criou os Parametros Curriculares Nacional, uma forma de fazer com que a educação no pais seja mais democratica, respeitando sempre a sua grande diversidade cultural e de raças, assim como as ideologias religiosas e politicas de cada região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com