TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Myra Estrin Levin

Bibliografia: Myra Estrin Levin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Bibliografia  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  1.647 Visualizações

Página 1 de 7

Desenvolvimento do Trabalho

Myra Estrin Levine: Nascida em 1920, fez sua formação em enfermagem na Cook Coutry School of Nursing, em Chicago ( 1944); o bacharelado na Chicago University (1949), e o mestrado foi obtido na Wayne State University, em Detroit, Michigan ( 1962). Na teoria de enfermagem de Levine, enfermagem é interação humana. Isto está baseado na ideia de que as pessoas são dependentes de suas relações com os outros. A enfermeira possui a responsabilidade de intervir na situação do paciente, após reconhecer a reação do organismo do paciente. As intervenções de enfermagem são de apoio ou terapêuticas (promovem a cura e a recuperação). As intervenções da enfermeira estão baseadas nos quatro princípios de conservação.

Princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença. Levine entende que o ser humano deve ser visto holisticamente, o que pressupõe a compreensão do indivíduo como um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros; as dimensões dessa dependência estão ligadas com os quatro princípios de conservação, e esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência. O enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano. O enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.

A "enfermagem" para Levine é uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudanças comportamentais; está centrado em um método cientifico e promove cuidado holístico.

Para Levine o enfermeiro é quem ajuda o paciente adaptar-se a sua doença, através de ações baseadas em conhecimento, e considera dois tipos de ações de enfermagem: as ações terapêuticas quando influencia a adaptação ou um bem-estar social e as ações de apoio quando não se pode alterar o curso da adaptação, as quais de acordo com a autora são mantidas através dos quatro princípios de conservação.

A meta da enfermagem é manter ou recuperar uma pessoa para um estado de saúde, através dos princípios de conservação. A conservação da energia, que consiste no primeiro princípio, refere-se ao equilíbrio entre a energia de saída e a energia de entrada, com o propósito de evitar cansaço excessivo utilizando repouso, nutrição e exercícios adequados. A habilidade do corpo humano é dependente do seu balanço de energia; a energia exigida pelas alterações fisiológicas durante a doença representa uma exigência adicional nos sistema de produção para a cura.

O segundo princípio, conservação da integridade estrutural, refere-se à manutenção ou recuperação da estrutura do corpo, ou seja, a prevenção do colapso físico e a promoção da cura. Em muitos casos as pessoas estão expostas a fatores ameaçadores no meio ambiente; para enfrentar ferimentos o corpo processa um número de sistemas de defesa eficientes que o protegem da perda de fluídos, introdução de microrganismos, habilidade para locomoção, adaptações rápidas nas mudanças de temperaturas externas, umidade e outras. Somente o organismo intacto pode mover-se com liberdade e sem restrições no meio.

O terceiro princípio, conservação da integridade pessoal, refere-se à manutenção ou recuperação da identidade e auto-estima do paciente. O senso de identidade é a mais completa evidência de totalidade. Para a estudiosa, existe sempre uma parcela da vida das pessoas que é dividida através de experiência comum, mas a decisão de dividir, ou não, é sempre uma expressão da privacidade de alguém; a entrada de uma pessoa no hospital tem sempre significado um sacrifício da integridade pessoal, outros tomarão decisões, que no passado o paciente fazia sozinho.

O último princípio, conservação da integridade social, consiste no reconhecimento do paciente como um ser social, envolve a interação humana, particularmente aquelas que são importantes ao paciente. Levine menciona que a doença é frequentemente solitária, e nas horas estressantes as interações com outras pessoas tornam-se mais importantes, não somente o paciente continua envolvido nas preocupações das outras pessoas, como também novos problemas com a hospitalização podem ser resolvidos pela participação de todos que são incluídos em sua vida social. Assim, as forças das relações humanas são necessárias e para Levine consiste falha não considerar a família e os amigos do paciente.

Conservação significa manter a unicidade ou equilíbrio adequado, sendo seu propósito a manutenção da integridade da pessoa. Assim, considerando que o paciente submetido ao procedimento anestésico cirúrgico sofre mudanças bruscas em sua totalidade e requer uma adaptação favorável para o restabelecimento de seu estado de saúde, selecionamos este modelo para fundamentarmos nosso estudo.

Jean Watson As teorias de enfermagem fundamentam a prática profissional ao introduzir no cotidiano de trabalho ação geradora de cuidado, renovação e ampliação do conhecimento científico e cientificidade. Na Teoria do cuidado transpessoal de Watson a enfermagem assume a promoção e restauração da saúde através do cuidado holístico para uma vida de qualidade, praticado de forma interpessoal. Defende um enfoque humanístico no cuidado, cujos elementos conceituais principais da teoria são: fatores de cuidado, relações interpessoais de cuidado, e momento/ocasião do cuidado.

Entre outros aspectos como: visões expandidas do self e da pessoa (mente-corpo-espírito), visão transpessoal do ser, consciência e intencionalidade para cuidar e promover a cura, consciência do cuidado como energia do campo ambiental, consciência fenomenológica e modalidades avançadas

de cuidado-cura. O cuidar é entendido como uma relação que envolve uma elevada consideração pela pessoa e seu estar-no-mundo. Ora, se o cuidado de enfermagem é entendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com