TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тeoria de Myra Levine

Artigo: Тeoria de Myra Levine. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria de Myra Levine

O objetivo da presente investigação foi a identificação dos diagnósticos de enfermagem no período perioperatório do paciente cirúrgico ambulatorial. Como referencial teórico, selecionamos a teoria de Levine, na qual são propostos quatro princípios de conservação, a saber: conservação de energia, conservação da integridade estrutural, conservação da integridade pessoal e conservação da integridade social. Os dados foram coletados pela pesquisadora, no serviço de cirurgia ambulatorial de um hospital privado da cidade de Ribeirão Preto (São Paulo), nos meses de janeiro e fevereiro de 2001, utilizando um instrumento previamente validado. A amostra consistiu de trinta pacientes adultos submetidos a cirurgia de diferentes especialidades médicas, com anestesia regional ou geral. Após a coleta dos dados, procedemos a identificação dos diagnósticos de enfermagem, utilizando o processo de raciocínio diagnóstico descrito por Risner, e a construção das categorias diagnósticas teve como referência a taxonomia da NANDA e o estudo de Carpenito. No período perioperatório, foram identificados quinze diagnósticos e, neste estudo, analisamos aqueles que obtiveram uma freqüência igual ou maior que 50%, a saber: ansiedade, risco para infecção, risco para lesão por posicionamento perioperatório e dor.

Descritores: enfermagem perioperatória; diagnóstico de enfermagem; procedimentos cirúrgicos ambulatoriais

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A presente investigação foi desenvolvida em um hospital da rede privada do município de Ribeirão Preto (São Paulo), no serviço de cirurgia ambulatorial.

O projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

A direção do hospital investigado foi consultada por oficio e esclarecida quanto ao objetivo do estudo. Os sujeitos participantes foram esclarecidos e consultados por meio do termo de consentimento por escrito. Garantimos o direito de desistirem da participação, assim como o completo anonimato.

Primeira fase: construção e validação do instrumento

A construção do instrumento teve como eixo norteador os quatro princípios de conservação propostos por Levine, além da literatura pesquisada e a experiência profissional da pesquisadora.

A validação aparente e de conteúdo do instrumento foi realizada por cinco especialistas, as quais analisaram o instrumento quanto à forma de apresentação, facilidade de compreensão e alcance do objetivo do estudo.

Um teste piloto foi realizado com cinco pacientes para verificarmos se o instrumento estava de acordo com as especificidades do paciente cirúrgico ambulatorial.

Segunda fase: coleta de dados

A coleta de dados foi desenvolvida pela pesquisadora, no serviço de cirurgia ambulatorial, utilizando o instrumento validado.

Para a seleção dos sujeitos participantes do estudo, foram determinados alguns critérios de inclusão, a saber: paciente adulto (21 a 60 anos); submetido a anestesia geral ou regional; procedimento cirúrgico de maior complexidade da escala cirúrgica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com