TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE MYRA LEVINE

Artigos Científicos: TEORIA DE MYRA LEVINE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo elaborar um roteiro de coleta de dados na forma de visita pré-operatória voltado para a identificação dos diagnósticos de enfermagem no período trans-operatório de pacientes submetidos à cirurgia geral. O referencial teórico selecionado foi o modelo conceitual de Levine, tendo como eixo norteador os quatros princípios de conservação, a saber: conservação de energia, conservação da integridade estrutural, conservação da integridade pessoal e conservação da integridade social.

PALAVRAS CHAVES: Enfermagem Perioperatória; Cuidados Pré-Operatórios; Filosofia em Enfermagem.

ABSTRACT: This study aimed to elaborate a script for data colleting as a form to preoperative care visit towards the nursing diagnosis identification in the trans-operative of clients submitted to general surgery. The selected theoretical framework was Levine´s conceptual model based on the four conservation principles, as energy conservation, structural integrity conservation, personal integrity conservation and social integrity conservation.

KEYWORDS: Perioperative Nursing; Preoperative Care; Nursing Philosophy.

RESUMEN: El presente estudio tuvo como objetivo elaborar una escritura para la recolección de datos en la forma de la visita diaria preoperatorio dirigido hacia la identificación del diagnostico de enfermería en el período transoperatorio de pacientes sometidos a cirugía general. El referencial teórico seleccionado fue el modelo conceptual de Levine, teniendo como eje orientador los cuatros principios de conservación: conservación de energía, conservación de integridad estructural, conservación de integridad personal y conservación de integridad social.

TERMINOS CLAVES: Enfermería Perioperatoria; Cuidados Preoperatorios; Filosofia en Enfermería.

INTRODUÇÃO

De acordo com CASTELLANOS & MANDELBAUM (1985), para a utilização da sistematização da assistência o enfermeiro deve levar em consideração dois componentes básicos: um modelo conceitual ou um guia que levará o enfermeiro à que dados coletar para identificar os diagnósticos de enfermagem e a conseqüente implementação do plano de cuidados; outro componente refere-se ao conhecimento cognitivo e afetivo necessários ao atendimento do paciente com necessidades afetadas devido ao procedimento anestésico-cirúrgico.

CASTELLANOS (1978) em um estudo sobre a aplicação do processo de enfermagem na unidade de centro cirúrgico, refere à visita pré-operatória de enfermagem como o primeiro item da avaliação do paciente cirúrgico, procedimento este indispensável tanto no preparo físico quanto no emocional. A visita pré-operatória de enfermagem é o início da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória.

A assistência de enfermagem ao paciente no período trans-operatório é relativa ao desenvolvimento das ações de enfermagem já planejadas e implementadas desde a recepção do paciente na unidade de centro cirúrgico até a saída deste para a sala de recuperação pós anestésica, esta fase compreende uma das etapas da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória e só pode ser realizada com a devida efetivação da primeira fase, o que consiste na visita pré-operatória, onde o enfermeiro coleta dados por meio da visita ao paciente, consulta no prontuário e também busca informações com outros profissionais da equipe de saúde, ou seja, realiza a avaliação pré-operatória, identificação dos problemas ou diagnósticos de enfermagem e elaboração do plano de cuidados.

A nosso ver, a identificação dos diagnósticos de enfermagem na visita pré-operatória é fundamental para o enfermeiro elaborar e implementar o plano de cuidados de enfermagem para o período trans-operatório pois, sabemos que vários são os aspectos que irão influenciar a resposta do paciente ao procedimento anestésico cirúrgico. Assim, o presente estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de visita pré-operatória de enfermagem, fundamentado no modelo conceitual de Levine voltado à identificação dos diagnósticos de enfermagem no período trans-operatório.

REFERENCIAL TEÓRICO

Modelo Conceitual de Myra Strin Levine

Muitas teorias foram propostas na enfermagem, mas, considerando o paciente cirúrgico, primamos por um referencial teórico que nos oferecesse uma visão total do ser humano.

Optamos então pelo modelo conceitual de Myra Strin Levine, pois esta autora caracteriza o homem como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente; além deste ponto, este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento de saúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Essas mesmas características são encontradas no paciente cirúrgico.

Em seu modelo conceitual, Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. Para LEONARD (1993) o modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.

De acordo com LEONARD (1993), Levine entende que o ser humano deve ser visto no todo, o que leva o indivíduo a um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros, as dimensões dessa dependência está ligada com os quatro princípios de conservação, e que esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; afirma também que o enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano. Levine acredita que o enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.

Levine entende enfermagem como uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudanças comportamentais; está centrado em um método científico e promove cuidado integral (LEONARD, 1993).

A meta da enfermagem, segundo LEVINE (1973) é manter ou recuperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com