TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nazismo E Regimes Ditatoriais

Dissertações: Nazismo E Regimes Ditatoriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

1. Marxismo ou Socialismo Científico¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ (Teoria Sociológica de Karl Marx e Friedrich Engels)

Para Karl Marx e Friedrich Engels a análise científica da sociedade começa a partir da infraestrutura, ou seja, o imediato à base econômica. O contato do homem com a realidade é primeiro o contato material.

A teoria marxista é dividida, na verdade em três etapas:

1. Aponta que uma estrutura de estudo: Materialismo Histórico.

2. Visa o porque o capitalismo não é bom para a sociedade, fazendo assim, uma análise do seu caráter exploratório.

3. Sugere uma utopia de como deveria ser o mundo após uma revolução socialista, uma revolução do proletariado

A partir dessa análise Marx começa a estrudar profundamente o capitalismo. Na verdade ele objetiva na elaboração de uma crítica do capitalismo. Demonstrando assim, porque o capitalismo não é o sistema adequado para o desenvolvimento da sociedade.

Mas antes de criticar, Marx começa uma análise, de fato, científica, tentando entender coomo o capitalismo se formou. E para tanto, ele define alguns conceitos importantes. O pimeiro conceito importante: marx afima que o capitalismo é o modo de produção no qual ocorre a reproduçqõ do capital. Então é fundamental saber qual é o mecanismo que causa essa reprodução do capital. E esse mecanismo para Marx, no capitalismo insdustrial, seria a chamada MAIS VALIA, ou seja, o valor produzido pela força de trabalho, pela mão de obra, mas que não é apropiado pelo trabalhador, e sim, pelo dono dos meios de produção. Então ele faz uma análise histórica mostrando que a partir do declínio do feudalismo e da formação do mercantilismo, do pré-capitalismo, ocorre um processo de separação entre a força de trabalho e os meios de produção. Por exemplo, se antes o artesão era dono dos meios de produção e da força de trabalho, isso agora não é mais verdade, pois surge uma classe social chamada burguesia, dona dos meios de produção e uma classe social chamada proletariado, dona da força de trabalho. O proletariado, por sua vez, venderia sua força de trabalho para a burguesia mediante o pagamento de um salário. Até então, nenhum problema. Porém Marx coloca nesssa análise o conceito de mais-valia ou de sobre valor, ou seja, o salário pago ao proletariado, não é o valor total que ele produziu ao vender o seu tarbalho. Na verdade ele recebe um valor menor. A diferença entre o que ele recebe e o quanto ele produziu é a chamada 'mais valia', que é apropriada pela burguesia, camada detentora dos meios de produção.

Porém, a mais-valia demonstra uma exploração da burguesia sobre o proletariado e isso traria obviamente o conceito da luta de classes: da burguesia contra o proletariado, e vice-versa.

Na verdade, Marx vai declarar que essa eesa luta de classes sempre existiu na história da humanidade, em várias formas. E a forma final no capitalismo "burguesia versus proletariado" seria a formamais evoluída, mais bem acabada e a última etapa da luta de classes.

2. Socialismo

É uma etapa de transição entre o capitalismo e o comunismo. Tem como objetivo:

1. estabelecer uma classe social apenas, ou seja, o proletariado.

2. O Estado seria dono dos meios de produção, resultando assim o fim da propiedade privada. Agora os meios de produção passariam ao Estado. Aí existiria um único partido, que é o partido comunista, que encaminharia o processo pedagógico para ensinar o proletariado que é posssível viver numa sociedade sem a luta de classes, e sem a exploração de uma classe sobre outra.

3. Capitalismo

É uma relação de exploração, sistema economista, com fins lucrativos, que visa o acumulo de capitais aos propietários, donos de produção, que por sua vez, decidem sobre as ofertas, demandas, preços, distribuição e investimentos de suas mercadorias, bem como o salário de seus empregados. E estabelece uma relação de concorrência entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com