TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Da ABNT

Ensaios: Normas Da ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Aprenda a usar as Normas da ABNT (1 de 4)

Por Andressa Xavier

Fonte: www.tecmundo.com.br/776-Aprenda-a-usar-as-Normas-da-ABNT-1-de-4-.htm

Terça-Feira 21 de Outubro de 2008

Dicas para você começar a normalizar seus trabalhos com perfeição

Quando o assunto é “Normas da ABNT”, muitos estudantes e profissionais chegam a ter um frio na barriga, só de pensar em passar horas e horas formatando e organizando um documento ou trabalho acadêmico. O terrorismo de que a formatação é complicada e burocrática realmente assusta, mas seguindo todas as dicas que passaremos nos tutoriais sobre as famosas Normas da ABNT, vamos desmitificar tudo isso!

Para tratarmos melhor sobre cada norma, uma série de “volumes” com as explicações e dicas foram definidas. A cada semana, um desses volumes será publicado, completando a sua biblioteca pessoa para normalização. A divisão será a seguinte:

Associação Brasileira de Normas Técnicas

1. Definições e conceitos gerais: introdução ao assunto.

2. Citações: dicas para criação de citações e exemplos

3. Referências: processos para elaboração de refrências bibliográficas e exemplos.

4. Normalização de trabalhos acadêmicos: hoje.

VAMOS COMEÇAR?

Primeiramente, o conceito mais importante a ser definido é ABNT. Esta é a sigla de “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, entidade privada sem fins lucrativos, que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, a ABNT fornece a base normativa necessária ao desenvolvimento tecnológico no país.

Por que usar as Normas da ABNT?

Imagine a situação: Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade e o seu orientador avisa que toda a estrutura do seu trabalho deve ser feita com base nas Normas da ABNT... E você se pergunta: por que toda essa burocracia? O motivo é simples, pois a normalização estabelece um padrão para que os temidos TCCs tenham uma estrutura de informações que possa ser entendida por todos.

O mesmo ocorre no caso de um produto, em que todos os procedimentos de uso seguem um padrão que proporciona meios mais eficientes para a troca de informação entre o fabricante e o cliente. Além disso, a normalização facilita o intercâmbio comercial, evitando conflitos de regulamentos sobre produtos e serviços. “Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.” (ABNT, 2008).

As razões para usar normas em um negócio são imensas, como: recursos para melhoria de produtos e serviços em geral, facilidade para exportar produtos, redução de erros, atender aos padrões e regulamentações técnicas, aumentar a confiança ao negócio e muitos outros fatores.

Não pense que é perseguição de seu professor, pedindo tudo nas normas.

Portanto, quando seu professor pedir a padronização do seu trabalho nas Normas da ABNT, não pense que isso é uma chatice ou que ele tem um plano para prejudicar você (isso apenas para aquelas pessoas que têm mania de perseguição). Imagine se cada um pudesse fazer o trabalho da maneira que quisesse... Alguém poderia entregá-lo numa folha amarela, com a fonte Comic Sans, tamanho 36, sublinhada e com efeito tachado!

Agora que você já sabe alguns motivos para normalizar um trabalho, começaremos a parte divertida da normalização: conhecer e destrinchar o conteúdo das normas. Quando eu estava na Universidade, tive a sorte de ter uma professora “intérprete” que ensinou e traduziu todos os termos rebuscados das normas, facilitando a compressão para muita gente.

Então, para se ter um aproveitamento melhor das normas, segue um glossário com os termos mais usados. Nos próximos artigos referentes às normas, estes termos serão citados, ou seja, é importante conhecê-los.

Glossário com os termos mais encontrados nas normas

Anexo: os anexos também são elementos opcionais, ou seja, são incluídos apenas se o auto achar necessário. Difere-se dos apêndices pelo fato de ser um material não elaborado pelo autor, já que a forma de digitação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com