TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL DO “JEITINHO’’

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL CRISTOVÃO COLOMBO

O BRASIL DO “JEITINHO’’

IVAIPORÃ

2018

SUMÁRIO

1        RESUMO........................................................................................................................... 3

2    INTRODUÇÃO................................................................................................................... 4

3         DESENVOLVIMENTO        …. 5

4     CONCLUSÃO        ... 10

5    REFERÊNCIAS        ... 12

RESUMO

Este trabalho é um resumo sobre o texto O Brasil do ‘Jeitinho’, que retrata como o brasileiro tem seu jeito de se virar nas situações e também são famosos mundialmente por ser um povo de ter a mania de dar um jeitinho para tudo, que é uma prática tida como histórica no Brasil, além de ser considerada parte do cotidiano da sociedade brasileira, sendo um conceito pensado muitas vezes no senso comum e amplamente aceito no país, mas que apresenta muitos caminhos e desenvolvimentos dentro da literatura. O presente estudo tem por objetivo analisar as publicações nacionais e internacionais sobre as práticas do jeitinho brasileiro, buscando compreender as questões relevantes suscitadas e contribuir com a discussão teórica sobre o presente assunto. A pesquisa utilizou-se da metodologia da revisão bibliográfica, e do livro exposto para proporcionar mais clareza no assunto.

Palavras-Chave: Brasileiro, Criatividade, Povo, Jeitinho, Sociedade.

ABSTRACT

This work is a summary about the text The Brasil of 'Jeitinho', that portrays how the Brazilian has his way of turning in the situations and also they are famous worldwide for being a people of having the mania of giving a way for everything, that is a practice considered as historical in Brazil, besides being considered part of the daily life of Brazilian society, being a concept often thought in the common sense and widely accepted in the country, but which presents many paths and developments within the literature. The present study aims to analyze the national and international publications on the practices of the Brazilian way, seeking to understand the relevant issues raised and contribute to the theoretical discussion on the subject. The research used the methodology of the bibliographic review, and the book exposed to provide more clarity in the subject.

Keywords: Brazilian, Creativity, People, Jeitinho, Society.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de um resumo com o intuito de comentar a respeito do texto o jeitinho brasileiro que pode ser entendido como um tipo de ação visando obter benefício próprio ou a resolução de um problema prático, fazendo uso de criatividade, engano e outros processos sociais. Tanto na antropologia quanto na sociologia, o fenômeno do jeitinho brasileiro têm sido muito estudado e enfatizado como um aspecto central da identidade cultural brasileira. Um problema enfrentado nas áreas que tradicionalmente estudam o jeitinho é no seu próprio significado, pois diversas definições costumaram capturar diferentes aspectos do jeitinho sem fazer referência aos outros aspectos. O que caracterizaria o jeito como algo positivo ou negativo depende da situação em que ele ocorre e a relação que existe entre as pessoas envolvidas. Portanto o jeitinho brasileiro é, sem dúvidas, uma característica marcante do brasileiro. Revela toda a sua flexibilidade e sua criatividade do gingado brasileiro. Isso pode nos trazer coisas boas e inovações para o nosso cotidiano, mas é preciso estar atento, porque no momento em que utilizamos isso de forma a nos beneficiar em detrimento dos outros, estaremos sustentando uma visão negativa de malandragem, e, portanto, de pessoas corruptas.

Sendo assim, precisamos nos questionar sobre qual é o nosso papel como indivíduos em uma sociedade. Se vivemos em conjunto, temos de encontrar formas de estar sempre melhorando essa sociedade, cuidando e buscando o bom funcionamento desta. Logo, devemos nos conscientizar sobre nossas atitudes, ter uma conduta ética em nosso cotidiano e ter uma participação ativa, para que possamos construir com muita criatividade e inovação um futuro mais honesto para nossa sociedade ser melhor. No primeiro momento irá ser citado um resumo sobre o assunto exposto para compreender melhor ele. Em segundo momento será feito o fechamento do trabalho com a conclusão, levantando o que este trabalho proporcionou para minha formação e desenvolvimento pessoal.  

2    DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia o jeitinho brasileiro é visto como uma ação que visa contornar uma situação, sendo que se não implica em prejuízo para terceiros ou para o Estado, poderia ser conceituado como jeitinho brasileiro positivo. Se existem prejuízos e quebra das regras e normas, seria definido como jeitinho malandro. Para caracterizar os traços do jeitinho levanta construtos como criatividade e espontaneidade, humor, atalhos, relações interpessoais, gingado, flexibilidade, economia de esforços e informalidade, e a relação desses com o jeitinho, abordando os aspectos popularmente considerados positivos e as críticas a esses aspectos. É de longa data que somos conhecedores de que muitas frases nossas que traduzem situações muito semelhantes sobre o nosso jeito de ser:

  • ‘‘Amigos, amigos; negócios à parte” - uma tentativa de demonstrar que aquela relação não teria influência do “jeitinho” brasileiro.
  • “Aos inimigos, as leis; aos amigos, tudo” – neste caso demonstrando claramente o favorecimento através do lado emocional e social.
  • “Jogar para debaixo do tapete” – como uma forma de esconder o erro e deixar a situação como está.
  • “Você sabe com quem está falando?” – uma pergunta que impõe um posicionamento de superioridade (pelo desconhecimento da pessoa ou de sua posição social) levado como uma forma de burlar uma regra previamente estabelecida sem apresentar inicialmente o transgressor.
  • “Aqui quem manda sou eu” – quando dita por alguém de menor poder ou influência, traduz-se pela demonstração clara de influência e decisão sobre o processo ou regra estabelecida em benefício ou favorecimento de outrem.

Vejamos que com as expressões expostas no texto e que ocorrem no dia a dia, a maioria dos brasileiros usam, isso mostra que é um jeito de ser de cada um acaba sendo monótono, a porque fulano fez, vou fazer também, ele não é melhor que eu.

Então pensando neste contexto, pude perceber que muitas pessoas só pensam nelas mesmas se esquecendo do próximo. Que eu posso ter problemas, mais que tem pessoas numa situação muito pior que a minha. Precisa se de serem mais humanos, se colocar no lugar do outro, e de não tirar vantagens das situações. Por exemplo: Sempre tem aqueles em que estão, na fila para serem atendidos no hospital, e sempre acham que são melhores que os outros e acabam passando na frente de quem mais necessita de atendimento urgente. Enfim isso é um tremendo absurdo, pois todos nós temos direitos a saúde, educação, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (660 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com