TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ballet Clássico

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Neste trabalho abordaremos um pouco da história do ballet clássico, as famosas sapatilhas de ponta e o desenvolvimento do ballet clássico no Brasil.

O ballet é um tipo de dança influente a nível mundial, a palavra ballet surgiu do termo italiano “Ballare” que significa bailar, dançar. O ballet clássico tornou-se, no decorrer da história, o primeiro estilo de dança a alcançar reconhecimento popular, como forma de arte internacional.

A história do ballet clássico começa há 500 anos atrás na Itália, onde os nobres italianos divertiam seus visitantes com espetáculos de música, poesia e dança. Esses espetáculos eram compostos por trajes e cenários. O primeiro ballet registrado aconteceu no casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon em 1489.

Catarina de Medicis foi quem levou o ballet para a França que destacou-se como “Ballet Cômico da Rainha”. O mais interessante é que a dança no seu início era constituída somente por bailarinos do sexo masculino, que fazia todos os papéis sintetizados no espetáculo, inclusive o papel feminino.

Dentre a corte, o rei Luiz XIV se destacou com o ballet. Na sua idade de cinco anos amava dançar, tornou-se um grande bailarino e com doze anos de idade dançou pela primeira vez no ballet da corte. Uma de suas apresentação foi tão graciosa que ganhou o título de “Rei do Sol”. Este rei fundou em 1661 a Academia Real de Ballet e alguns anos depois a Escola Nacional de Ballet.

Pierre Beauchamps professor de ballet daquela época, é reconhecido no mundo inteiro como criador das cinco posições dos pés, que se tornam a base de todo aprendizado acadêmico do ballet clássico.

Como disse anteriormente os primeiros bailarinos eram homens, mais no fim do século XVII a escola de dança passou a formar bailarinas mulheres, dando mais delicadeza e beleza a arte ballet.

No ballet clássico a roupa mais comum usada são os chamados tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permite que as pernas da bailarina sejam vistas e assim fica fácil visualizar a perfeição dos passos, ao contrário das roupas utilizadas no princípio, que eram roupas pesadas e longas o qual, faziam os movimentos limitados e mais complexos.

Logo adiante o ballet clássico foi ganhando atributo, já não era uma dança monótona, o ballet ganhou uma narrativa composta por histórias de bruxas, fadas, heróis, heroínas e mitos misteriosos, tomando o aspecto de um sonho. Esse período foi chamado de Ballet Romântico.

Foi nessa época que iniciou-se o trabalho com as sapatilhas de ponta. Com esse complemento no vestuário do ballet, as bailarinas se movia no palco com inacreditável agilidade na ponta dos pés, dando a ilusão de que saíam do chão.

As famosas sapatilhas de ponta trazem beleza a bailarina, só é usada por mulheres, homens usam somente a de meia ponta. São utilizadas no ballet como meio de sustentação, para auxiliar os movimentos sobre as pontas dos pés. Logo, este artefato deve suportar o peso, a força exigida para movimentos e ainda se adequar a anatomia da usuária.

A sapatilha de ponta é composta por partes específicas com nomes próprios. É importante falar dos principais componentes de uma sapatilha (caixa, plataforma, gáspea, sola e palmilha), no qual cada um tem uma finalidade.

A caixa abriga os dedos dos pés confeccionados por cola, juta e tecido de algodão. A plataforma é onde todo o peso do corpo da bailarina se apoia, já a sola de couro sustenta o arco do pé, as palmilhas são confeccionadas de papel cartão rígido, o tecido é o cetim brilhante que reviste os calçados; gáspea é a região que define a altura onde ficam encaixados os dedos. A sapatilha é amarrada nas pernas das bailarinas por meio de fitas de cetim e elástico sintético.

A sapatilha de ponta trouxe grande desenvolvimento técnico. Além da bailarina ter domínio da movimentação do ballet ela deve ter força muscular, postura ereta e consistente. Podemos afirmar que as sapatilhas, para prática da dança evoluíram, pois antes, no período Renascentista eram usados algodão ou lã envoltos ao pé. Apesar da evolução, estas são muito criticadas pois podem desenvolver problemas ergonômicos ser usadas de forma incorreta e precoce, pois exige muito da praticante por requerer grande esforço muscular, físico e ósseo.

Tal fatores podem aumentar a probabilidade de lesões, principalmente nas partes inferiores como joelhos, tornozelos e pés.

Apesar do ballet ser muito conhecido, após algum tempo entrou em declínio na Europa, mesmo com o declínio do ballet na Europa a Rússia ficou firme na arte, no final do século XVIII mais uma vez o ballet entra em decadência, mas graças a Serge Diaghilev com seu empenho o ballet teve crescimento ascendente encantando as plateias na Europa e América fragmentando-se por todo o mundo.

O ballet no Brasil desenvolveu-se com vigor a partir do início do século XX, com a vinda e permanência definitiva de professores e bailarinos russos. Eles foram aos poucos formando os primeiros dançarinos, dando origem aos primeiros grupos e companhias de dança. O Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi a primeira companhia profissional no Brasil, fundada sobre a escola aberta de Maria Olenewa em 1927, estas que teve grande importância para o ballet no Brasil, apesar do seus altos e baixos.

O primeiro grande impacto do ballet veio ao Brasil com uma companhia internacional chamada de Diaghilev. Foi a companhia de Anna Pavlova que possibilitou o firmamento do ballet no país. A primeira temporada oficial realizada pelos bailarinos brasileiros foi em 1939, e alguns anos depois foi realizada uma temporada histórica, que revelou grandes talentos sob direção de Igor Schwezoff.

Não demorou muito para o Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro entrar em declínio mas graças à Yuco, por realizar espetáculos ás suas próprias custas o ballet veio a sobreviver. Na década de 1950 surge Tatiana Leskova impactando o cenário brasileiro, por suas temporadas usando sua criatividade, criando seus próprios ballets, muitos inspirados em temas brasileiros. Para melhorar e enraizar este estilo de dança de vez no Brasil, trouxe muitas vezes estrelas internacionais do ballet clássico.Com esse incentivo o ballet no nosso país espalhou muito e companhias profissionais de valor existe hoje em vários pontos do território brasileiro. Embora sejam muitas companhias de ballet no Brasil, apenas duas são clássicas que é a do Ballet Boshoi de Joinville e a São Paulo Companhia de Dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com