TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS ...............................................5

2.1.1 Teórico que desenvolveu....................................................................................5

2.1.2 Principais mudanças ao longo do tempo.............................................................8

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO ..............................................................................8

2.2.1 Apresentar três autores ......................................................................................8

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS .................................................................9

2.3.1 Capital social.......................................................................................................9

2.3.2 Capital de Terceiros .........................................................................................10

2.4 ANÁLISE DE MERCADO ...................................................................................10

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCAD ........................................11

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO ..........................................................................12

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSSABILIDADE SOCIAL ..............................................................................13

3 Conclusão ...............................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de abordar sobre o contexto empresarial. Dentro do contexto vamos ter o conceito de funções administrativas, que para Fayol que foi uns dos primeiros a apresentar as funções administrativas, para ele as principais era: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Ao longo do tempo ocorreram varias mudanças, dentro disso as principais mudanças ocorridas foram no planejamento e na direção.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável dentro da gestão das empresas, pois ela não e apenas encarregada para calcular impostos. Dentro da contabilidade e feito o balanço patrimonial para melhor elaboração do orçamento da empresa. Sendo assim, o patrimônio de uma empresa e formado por bens, direitos e obrigações que ela possui.

Para Pandoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”

Dentro disso a empresa tem a constituição de uma sociedade que se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica, ou seja o capital inicial. Dentro disso tem o capital social e o capital de terceiros. Antes a contabilidade não era vista como uma ferramenta gerencial, e já hoje ela já e vista, pois hoje ela auxilia seus usuários nas tomadas de decisões, ajudando-os cada vez mais a melhorar o desempenho das empresas. E com isso para um melhor desempenho da empresa e preciso analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado. Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Para que a empresa possa fazer a coisa certa e sem qualquer risco. Para fazer essa análise e preciso ver a demanda, oferta e equilíbrio de mercado, assim também e preciso fazer analise nas estruturas de mercado. Um mercado é o ponto de encontro entre , produtores e vendedores de um dado produto, entre a oferta e a procura de bens, sendo assim tem o concorrente que e utilizado para analisar os preços dos produtos de troca.

O objetivo desde trabalho e ampliar os conhecimentos no contexto empresarial dentro da contabilidade e fora dela. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas em sites complementares.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

De forma geral as funções básicas administrativas é: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Sendo que um dos primeiros a demonstrar essas funções foi Fayol.

2.1.1 Teórico que desenvolveu

Para Silva, Monica M.(2009 pag. 30) Segundo Fayol (citado por Chiavenato, 1982), as funções de um administrador na estrutura organizacional deveria ser conduzidas de forma plena. Ele propôs, então, que elas fossem divididas das da forma que expomos na seqüência:

Planejar; o termo planejar pressupõe estabelecer os objetivos da empresa, identificando como estes serão alcançados. É a primeira das funções, pois norteia a operacionalização de todas as demais.

Organização: é a gestão de todos os demais recursos da organização, ou seja, os recursos humanos, financeiros e matérias, alocando-os da melhor forma possível, segundo o planejamento citado anteriormente.

Comandar: muito utilizado nos estudos de Fayol, o termo comando pressupõe que os subordinados devem executar o que é estabelecido sem questionar, ou seja, as relações hierárquicas eram claramente definidas.

Coordenar: é a implantação do planejamento estabelecido por meio de uma coordenação, que acompanha de perto todos os esforços para que a empresa atinja as metas estipuladas.

Controlar: refere-se a assegurar que o que foi planejado, organizado, comandado e coordenado seja exercido da forma mais adequada possível, no tempo mínimo esperado pela empresa, otimizando, assim, os resultados.”

Outros estudiosos também deram suas contribuições, só que segundo Silva, Monica M. (2009,pag. 159) “Peter Drucker, porém, consolidou o conceito de administração quando reestruturou os princípios desta, os quais ficaram conhecidos como: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC). Foi a partir de Drucker (1984)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com