TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Triangular

Por:   •  27/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

Comércio Triangular

As colônias inglesas foram divididas em três blocos: Norte, Centro e Sul. As colônias do Norte (Nova Inglaterra) e a maioria das do Centro desenvolveram uma economia voltada para o mercado interno, já que possuíam o clima temperado que não é favorável para a execução de produtos que podiam ser comprados pela Inglaterra, com isso, os comerciantes tinham pequenas propriedades e o trabalho era livre. As colônias do Sul o desenvolvimento foi diferente, economia baseada no mercado externo, desenvolveu-se um sistema de plantation e o trabalho utilizava mão de obra escrava.

Enquanto as trezes colônias estavam praticando o comércio triangular, a Inglaterra estava atrelada com seus conflitos internos, a negligência salutar, esse comércio organizado envolvia a Europa, para onde era levado o açúcar das Antilhas, voltando com vários produtos manufaturados. As Antilhas fabricavam melaço e cana de açúcar que são transformados em rum. A bebida era muito consumida na África, para onde era levada por navios da Nova Inglaterra que em troca pagavam com escravos. Esses escravos eram transportados e vendidos nas colônias do Sul ou fazendas das Antilhas. Era uma atividade muito lucrativa, entre outros motivos por garantia que o navio estivesse carregado para a venda em outro lugar.

O comércio triangular era o diferencial para as práticas comerciais do resto da América. Apesar de existirem leis para estabelecerem limites, os comerciantes das colônias agiam com maior liberdade e acatavam a lei da oferta e da procura do que as leis ditadas pelo Parlamento de Londres.  Na prática, estabeleceram um sistema de liberdade grande, que não era conhecido pelos brasileiros e mexicanos e não foi descoberto pela repressão inglesa até, pelo menos, 1764.  

Os navios transportavam açúcar, melaço e café do Caribe para a Inglaterra, arroz, algodão e tabaco das colônias do sul da América do Norte, peles, madeira e rum do nordeste. Eles transportavam uma variedade de itens da Inglaterra para a África, como tecidos, armas, ferro e cerveja. O marfim e o ouro foram levados diretamente da África para a Europa, reforçando o sistema.

No primeiro século da colonização, a Inglaterra esteve ocupada com guerras civis e europeias. Apesar das proibições relativas ao comércio triangular, as colônias aproveitavam de uma autonomia relativa, como era comprovado por esta prática. Porém, a partir do século XVIII, a Coroa e o Parlamento inglês passaram a regulamentar o comércio e a vida econômica colonial, como as Leis de Comércio, a Lei do Melaço e a imposição de restrições e proibições às manufaturas coloniais para evitar a concorrência.

No entanto, essa política imposta pela metrópole aos colonos não obteve efeitos desastrosos. Em 1763 essa situação muda, quando deu início a novas restrições que levaram as colônias a se unirem pela luta da Independência dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com