TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Teste Triangular

Casos: Relatorio De Teste Triangular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  2.308 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DEA

ANÁLISE SENSORIAL

Relatório/Aula prática de Análise Sensorial n° 2– Teste Triangular

Docente: Daniella Moreira Pinto

Discentes: Andressa Polli

Ellyde Loiola

Erica Ferreira

Janaina Melo

Katiane Santos

Silvonei Martins

Várzea Grande – MT, Setembro de 2014.

1 . REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

O objetivo da avaliação sensorial é detectar diferenças entre os produtos baseado nas diferenças perceptíveis na intensidade de alguns atributos (FERREIRA et al.,2000). Contudo, conforme o produto o atributo sensorial e finalidade do estudo, existem recomendações de métodos, referindo a NBR 12994, que classifica os métodos de análise sensorial dos alimentos e bebidas em discriminativos, descritivos e subjetivos (ABNT, 1993).

As embalagens vão se adaptando para acompanhar a aceleração da vida moderna. Por conta do agitado dia-a-dia, em que se realiza mais de uma atividade ao mesmo tempo e se acaba por consumir produtos ao longo do trajeto, esses embrulhos são desafiados a seguir estas mudanças. Em função disso, novas soluções são lançadas no mercado, visando ao aumento da praticidade para o consumo de diversos produtos( FERREIRA et al., 2012).

O teste triangular é útil nos casos em que a alteração dos ingredientes, do processo, da embalagem ou do tipo de armazenamento produzem mudanças no produto que não podem ser simplesmente caracterizadas por um ou dois atributos. Uso é limitado nos casos que os produtos originam fadiga sensorial, adaptação ou em que para os provadores é confuso comparar três amostras (AGUIAR, 2009).

O objetivo desta análise foi registrar se degustadores não treinados conseguiriam identificar se havia ou não diferença de duas amostras de chocolate ao leite da marca Garoto, porém com embalagens diferentes, sendo uma de almínio contendo 16 gramas por unidade e outra de plástico contendo uma barra de 76 gramas por unidade.

2. MATERIAL E MÉTODOS

A aula prática de Análise Sensorial foi realizada no dia 16 de setembro de 2014, no Laboratório de Tecnologia de alimentos do Univag, sob orientação da professora Daniella Moreira Pinto.

Os materiais utilizados para a elaboração do teste triangular foram :

• Chocolate ao leite “baton” embalagem de 16 gramas;

• Chocolate ao leite “baton” embalagem de 76 gramas;

• Copos de plástico descartáveis 50mL;

• Pratos de sobremesa;

• Facas de serra pequenas;

• Fichas para avaliação sensorial;

Primeiramente procedeu-se o preparo das amostras que foram cortadas manualmente com o auxilio de uma faca. Esse procedimento foi realizado até atingir a quantidade da amostra desejada para o teste, e foi realizado de tal maneira que o corte das amostras fossem iguais para não prejudicar ou alterar o resultado do teste.

Logo após o corte, estes foram distribuídos em copinhos descartáveis de 50 mL enumerados de acordo com a amostra que continha, sendo que dois copinhos tinham a mesma amostra 1 e um terceiro copinho continha a amostra 2.

Em seguida foi realizada a análise em uma cabine própria, onde de maneira aleatória foram distribuídas as amostras, que apresentavam números diferentes, para a realização da análise.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O preparo correto da amostra é essencial na validação da análise sensorial para que não houvesse erro nos resultados, sendo eles influenciados por diferença de corte, ou diferença de quantidade das amostras.

A tabela 1 a seguir demonstra os números definidos para cada amostra:

Amostras Número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com