TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste triangular

Por:   •  8/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  2.082 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÙDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS

PROFESSORA: Dra. REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO

JULIANA DE CARVALHO PASSOS

TESTE TRIANGULAR E TESTE TRIANGULAR MODIFICADO

TERESINA-PI 2015

JULIANA DE CARVALHO PASSOS

TESTE TRIANGULAR E TESTE TRIANGULAR MODIFICADO

MONITOR: LEONARDO NEGRÃO

TERESINA-PI

2015

1 INTRODUÇÃO

O objetivo da avaliação sensorial é detectar diferenças entre os produtos. Tomam-se como base as diferenças perceptíveis na intensidade de alguns atributos. Apesar disso, segundo o produto, o atributo sensorial e a finalidade do estudo, existem recomendações de métodos (FERREIRA et al., 2000).

 E segundo a ABNT- NBR 12994, de julho de 1993 os métodos de análise sensorial dividem-se em discriminativos, descritivos e subjetivos. Os testes discriminativos ou de diferença mais empregados em análise sensorial são o triangular, duo-trio, ordenação, comparação pareada e comparação múltipla ou diferença do controle. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).

Os métodos de diferença são um dos mais sensíveis, sendo, portanto, aplicáveis quando as diferenças entre os tratamentos, formulações ou marcas são pequenas. No caso de haver grandes diferenças entre as amostras não se utilizam métodos de diferença (CHAVES, 2001).

 Em um teste de diferença, a tarefa é encontrar se existe diferença sensorial  entre duas amostras. Este é um cenário com que a indústria se depara em diversas situações – por exemplo, quando um produto é reformulado com um novo ingrediente ou fornecedor, ou houve uma alteração no processo industrial e o fabricante quer se assegurar de que o produto mantenha o mesmo padrão sensorial original. Estes métodos podem ser utilizados para testes de diferença global ou para diferença em atributos específicos. De modo geral, os métodos de diferença são aplicáveis em controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimentos de novos produtos e processos, melhoramento e reprodução de produtos (DUTCOSKI, 2011).

O teste triangular serve para detectar pequenas diferenças e por esse motivo tem sido utilizado preliminarmente a outros testes, porque não avalia o grau de diferença, nem caracteriza os atributos responsáveis pela diferença. Enquanto que o teste triangular modificado avalia o grau da diferença, porem não identifica o atributo responsável pela mesma (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).

Dessa forma o objetivo da prática foi verificar as diferenças existentes entre amostras de doces, o grau dessa diferença e identificar qual foi a amostra mais aceita.

2  METODOLOGIA

  • Materiais:
  1. Doces
  2. Tábua
  3. Faca
  4. Garfo
  5. Copos descartáveis pequenos
  6. Copos descartáveis 200mL
  7. Agua
  8. Bandeja

        As amostras de doces de banana, de duas marcas diferentes, foram cortadas e colocadas em copos descartáveis, depois codificadas de acordo com a tabela de codificação sensorial, sendo a marca Vale Verde a escolhida como amostra padrão e a marca Tambáu a amostra teste. As amostras foram distribuídas nas cabines, duas amostras padrões e uma teste, juntamente com um copo com água, as luzes coloridas foram acesas para mascarar qualquer diferença aparente entre as amostras, os assessores foram orientados a começarem o teste da esquerda para direita. A primeira parte do teste solicitava que os três códigos fossem anotados e em seguida fosse marcado o código correspondente à amostra que mais agradou o assessor, e o mesmo teria que explicar o motivo da preferência, já na segunda parte do teste o assessor tinha que identificar a amostra diferente da padrão e avaliar o grau desta diferença.

Todo esse procedimento foi repetido com amostras de doce de goiaba das marcas Qualitá (amostra padrão) e Tambaú (amostra teste).

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados do teste triangular e do teste triangular modificado para turma 1 estão expostos na tabela 1 e 2, já os resultados para a turma 2 estão nas tabelas 3 e 4.

Tabela 1: Identificação da amostra teste e análise do grau de diferença em relação à amostra padrão, Teresina, 2015.

Identificação das amostras diferentes

Grau da diferença

Acertos

Erros

P

M

G

%

N

%

N

%

N

%

N

%

8

100

0

0

2

25

3

37,5

3

37,5

Dados: Universidade Federal do Piauí

Tabela 2: Indicação de preferências entre as três amostras, Teresina, 2015.

Marcas

Preferência

N

%

Vale Verde

7

87,5

Tambaú

1

12,5

Dados: Universidade Federal do Piauí

Tabela 3:  Identificação da amostra teste e análise do grau de diferença em relação à amostra padrão, Teresina, 2015.

Identificação das amostras diferentes

Grau da diferença

Acertos

Erro

P

M

G

%

N

%

N

%

N

%

N

%

3

50

3

50

2

33,33

2

33,33

2

33,33

Dados: Universidade Federal do Piauí

Tabela 4: Indicação de preferências entre as três amostras, Teresina, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com