TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de História Universal

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 2

A História pensada

Teoria e método na historiografia europeia do século XX

Estevão de Rezende Martins (org.)

RANKE, Leopold. O conceito de história universal.

“A História se diferencia das demais ciências porque ela é, simultaneamente, uma arte.” (p.202)

No texto o autor deixa evidente as diferenciações entre a Filosofia, História e Arte:

Filosofia: a concepção de Filosofia está diretamente ligada a especulação, dedução abstrata, de questionamentos e de um interesse pelo universal, além de partir de um a priori, sem profundidade. “Em primeiro lugar, sempre ocorrem à Filosofia as exigências das reflexões mais elevadas [...]” (p.206) “A Filosofia não tem como um absoluto, mas simplesmente como manifestação no tempo.” (p.206)

História: o conceito de História para Ranke, tem relação direta com a verdade, a realidade, algo concreto, com profundidade e, diferentemente da Filosofia, há um interesse pelo particular. “[...] e à História, esta no interesse pelo particular; aquela entende o progresso como essencial: toda especificidade só conta enquanto parte de um todo; esta também se volta para o específico com simpatia; [...] a História vê o que é bom e benéfico no existente, o qual tenta captar, e direciona seu olhar para trás.” (p.206) “A História reconhece o infinito em cada coisa viva, algo de eterno vindo de Deus em cada instante, em cada ser; é este seu princípio vital.”

Arte: a Arte trata da ficção com criatividade e imaginação, sem nenhum tipo de compromisso em contar a verdade para seus leitores, sem base documental e metodológica.

Exigências para a pesquisa histórica:

Amor à verdade - estar sempre à procura de relatar o fato ocorrido com o compromisso da verdade.

Investigação documental, pormenorizada e aprofundada - formação dos arquivos e antiquários que facilitam o estudo da história local e o trabalho do historiador.

Um interesse universal - o historiador tem o dever de pesquisar todos os campos do saber, como economia, religião, cultura da sociedade, para que ele se aproxime da verdade.

O nexo causal - conjunto de causas e efeitos dos acontecimentos que nos levam à história. É importante o historiador não se contentar com um único princípio abstrato imóvel ou uma fonte, e sim, buscar a diferenciação destes para a fundamentação da verdade.

Apartidarismo - neutralidade do discurso científico não está na metodologia (nas questões levantadas) e sim no modo em que a narração é feita, escondendo alguns aspectos que afetam na sua opinião.

Compreensão da totalidade - a compreensão da totalidade está diretamente conectada com o nexo causal, já que os dois propõem um entendimento do todo em conjunto. Porém, Ranke afirma que a totalidade não é compreensível ao homem pelo mundo concreto, apenas por Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com