TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fascismo Italiano

Por:   •  28/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 3

Fascismo Italiano

O fascismo italiano, liderado por Benito Mussolini, foi um movimento político e ideológico que surgiu na Itália no início do século XX. Suas raízes estavam profundamente entrelaçadas com o descontentamento pós-Primeira Guerra Mundial, quando a Itália não recebeu as recompensas prometidas pelos Aliados no Tratado de Versalhes. Mussolini emergiu como líder carismático, fundando o Partido Nacional Fascista e assumindo o poder em 1922 com a "Marcha sobre Roma".

A ideologia fascista enfatizava a supremacia do Estado, com o líder visto como infalível, e promovia o nacionalismo extremo, buscando a restauração do poderio romano. Era também fortemente anticomunista, resultando em repressões severas contra dissidentes de esquerda. Mussolini consolidou o poder suprimindo a oposição, controlando a mídia e implementando políticas econômicas corporativistas.

Na política externa, a Itália fascista buscava expandir seu território, conquistando a Etiópia e se alinhando com a Alemanha nazista no Eixo Roma-Berlim-Tóquio. O declínio do fascismo começou com a Segunda Guerra Mundial, quando as forças aliadas avançaram na Itália. Mussolini foi destituído em 1943 e preso, enquanto o país assinou um armistício com os Aliados. O regime fascista chegou ao fim em 1945, com a morte de Mussolini e a libertação da Itália.

O legado do fascismo italiano é complexo, deixando marcas de autoritarismo, nacionalismo e repressão. Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália se tornou uma democracia, mas algumas de suas características políticas e sociais ainda são percebidas na política contemporânea. O fascismo italiano serve como um lembrete dos perigos do extremismo político e da erosão dos direitos individuais

 

Nazismo Alemão

O nazismo alemão, liderado por Adolf Hitler, foi um movimento político e ideológico que emergiu na Alemanha nas décadas de 1920 e 1930, deixando um legado sombrio e devastador na história mundial. Esse movimento ganhou força devido ao descontentamento pós-Primeira Guerra Mundial, em um cenário de desestabilização econômica e políticas vindas do Tratado de Versalhes.

Adolf Hitler, como líder carismático, tomou as rédeas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido como Partido Nazista, e em 1933, foi nomeado Chanceler da Alemanha, consolidando rapidamente seu poder. Em 1934, após a morte do presidente Paul von Hindenburg, ele assumiu a presidência e combinou os cargos, tornando-se o Führer, o líder supremo da Alemanha.

A ideologia nazista era profundamente racista e antissemita, pregando a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificar a nação alemã de elementos considerados indesejáveis. Isso levou à implementação de políticas discriminatórias e, finalmente, ao Holocausto, no qual milhões de judeus e outras minorias foram perseguidos e exterminados.

Na política externa, o nazismo buscava a expansão territorial e a hegemonia na Europa, o que desencadeou a Segunda Guerra Mundial em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Durante a guerra, o nazismo cometeu atrocidades em larga escala, incluindo o Holocausto e a ocupação de grande parte da Europa.

O nazismo alemão chegou ao fim em 1945, com a derrota da Alemanha pelas forças aliadas. Hitler se suicidou e o Terceiro Reich colapsou. O Tribunal de Nuremberg julgou os principais líderes nazistas por crimes de guerra e contra a humanidade.

O legado do nazismo é uma lembrança sombria dos perigos do extremismo ideológico, racismo e intolerância. A Alemanha pós-guerra adotou políticas para garantir que tais horrores nunca mais ocorressem, tornando-se uma democracia estável e enfatizando a educação sobre os eventos do nazismo. Esse período ainda serve como um lembrete importante da importância da vigilância contra o ódio e a intolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com