TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Golpe Militar

Ensaios: O Golpe Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  350 Visualizações

O golpe militar ocorrido em 1964 estabeleceu no Brasil uma ditadura militar que permaneceu até 1985. Ao longo dos anos o regime militar foi endurecendo o governo e tornando legalizadas práticas de censura  e tortura, por exemplo. Os militares combateram sem piedade qualquer ameaça comunista ou manifestantes contra o governo, marcando a história do Brasil por um período negro de atos autoritários ao extremo.

A igreja catolica e o golpe militar:

a Igreja Católica passou a enfrentar a perda de adeptos e a "crise de vocações", ou seja, gradualmente o catolicismo perdia influência na sociedade, devido à concorrência de outros credos religiosos (principalmente o protestantismo de massa e a umbanda), e o sacerdócio deixava de ser um atrativo para os jovens.

A Igreja precisou, então, se ajustar às mudanças. No transcurso das décadas de 1950 e 1960, ela vivenciou uma fase de estimulantes experiências pastorais que levaram a instituição a se envolver com os mais variados setores que surgiram com o processo de modernização social.

Entre as organizações criadas pela Igreja estão: a JOC (Juventude Operária Católica) e a ACO (Ação Católica Operária), que buscou se aproximar dos trabalhadores urbanos; a JEC (Juventude Estudantil Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica), para os estudantes; e as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), para as classes populares, de modo geral. Nas décadas seguintes, surgiram a CJP (Comissões de Justiça e Paz), o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e a CPT (Comissão Pastoral da Terra).

...