TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro Didático de História

Por:   •  6/10/2018  •  Resenha  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

Livro Didático e História

O livro didático é uma importante ferramenta para alunos e professores na educação, muitas vezes a única referência disponível para organização dos planos de aulas e atividades docentes e discentes. Nesse cenário a critica ao livro didático e suas simplificações se torna importante, já que os livros didáticos em histórias cometem alguns erros e simplificações que devem ser cuidadosamente observados evitando a reprodução de alguns equívocos, como podemos perceber no livro para o ensino médio apresentado pela secretaria do Estado do Paraná.

O livro apresenta a formação do Estado Moderno sobre uma perspectiva simplista, não considerando os conflitos da época como responsáveis pelas transformações sociais do período que possibilitaram o surgimento do Estado Moderno, quando o texto fala de forma superficial dessa formação, e no paragrafo seguinte da legitimação do Estado Nacional Absolutista sem explicar essas transições como se o aluno tivesse domínio dos processos que envolveram tais acontecimentos. E comum em livros didáticos a apresentação de fenômenos sociais complexos de foram superficial, negligenciando os processos históricos envolvidos já que a construção desses fatos não são lineares, a presença de inúmeras informações erradas e desatualizadas, bem como de uma quantidade significativa de simplificações que compromete muito o estudo da disciplina por parte dos alunos.

O primeiro parágrafo do texto mostra de conceitos como se fossem autoexplicativos, mencionados feudos, suseranos e vassalos sem nenhum esclarecimento sobre o que eram os feudos, quem eram os suseranos e por que estes distribuíam terras aos vassalos. Perry Anderson no seu livro Linhagens do Estado Absolutista, define o feudalismo como uma unidade orgânica de economia e dominação politica, distribuída em cadeias de soberanias parcelares da formação social, uma instituição do trabalho servil e exploração econômica e coerção política-legal da aldeia onde o senhor tinha o dever de vassalagem e de serviço militar com o suserano que reclamava o domínio supremo da terra.

No parágrafo seguinte cita as revoltas sociais ocorridas no final da Idade Média, de forma aleatória, não apontando causas e as consequências das revoltas, sem esclarecer os fatos, deixando de apresentar ocorrências importantes como as grandes epidemias (Peste Negra), seus impactos na economia da época como; a diminuição da produção agrícola, que diminuiu a renda dos senhores feudais, refletindo no aumento da tributação imposto e encareceu os produtos, agravando as crises que se tornaram o estopim das revoluções.

No terceiro parágrafo, o livro fala da Reforma Protestante sem mencionar como a formação dos Estados Modernos, contribuiu para que houvesse essa reforma, rompendo com rigidez social das chamadas sociedade de ordens da época. A Reforma Protestante conseguiu romper unidade religiosa da Europa, enfraquecendo a Igreja, fortalecendo o poder dos reis e estimulou o crescimento dos Estados Moderno.

No quarto paragrafo, apresenta um equivoco comum a diversos livros didáticos, mencionando uma aliança entre a burguesia e o rei para diminuir o poder da nobreza e do clero. ( a aula 10 de nosso material didático apresenta essa aliança como inverídica ), Se o rei descende da nobreza como poderia ele formar aliança contra seu próprio meio? É exatamente o que o texto apresentado sugere. Não eu as rendas originadas nos sistema de tributação de imposto volta a nobreza fortalecendo-o politica e socialmente já que o Estado Moderno não era um Estado burguês e sim aristocrático.

“os livros didáticos, em geral, até hoje apresentam como estratégia de centralização de poder “a aliança entre os reis e sua burguesia contra a nobreza feudal”. Isso não é verídico historicamente. Os reis pertenciam à nobreza, eles eram nobres! Como poderiam ir contra a fonte de sua legitimidade?”.·...

O inconveniente característico dos livros didáticos é a falta de compromisso com a definição prévia e clara em conceitos apresentados na explicação de determinados processos históricos, tomando esses conceitos como autoexplicativos. O que é um problema sério em se tratando do ensino de História. No ultimo parágrafo referente a primeira parte do texto diz que os Estados Moderno, formaram as Monarquias Absolutista que permitiram a centralização do poder real.

O texto deixar de mencionar os diversos elementos que contribuíram na centralização do poder tais como; elemento demográfico (o crescimento populacional, seu padrão de distribuição espacial, a perda populacional para as guerras e epidemias), o elemento bélico (guerras maximizavam a riqueza e, sendo função da nobreza, estas deram grande mobilidade a essa ordem da sociedade), elementos políticos administrativos (práticas administrativas locais podiam ser mantidas e/ou ampliadas a grandes territórios, cargos administrativos eram distribuídos como benefícios ou podiam ser comprados e arrendados, sendo importante fonte de renda para os reis e também para a estruturação burocrática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com