TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modernismo na Europa e o Modernismo no Brasil

Por:   •  7/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE INDIVIDUAL

hISTÓRIA DA ARTE LATINO-AMERICANA

Verônica Ramos Zillo | Professor Nelson | AN3DI


Aponte e explique as três principais diferenças entre o Modernismo na Europa e o Modernismo no Brasil.

liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa.

No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado. Não foi diferente no Brasil, onde a busca pelo novo e pela identidade local permearam esse movimento.

A modernidade que o Brasil começaria a adotar não era a estabelecida por Anita Malfatti, que vai contra a tendência neoclássica da arte brasileira do início do século, a modernidade que interessaria para eles era de mais conteúdo do que forma, queriam uma ruptura com o tradicionalismo, uma libertação estética, ao contrário do que pregava a maioria das vanguardas internacionais.  

Outro ponto é que se começou a formar um “discurso nacional”, começando com o medo que Mário de Andrade ficou pois achou que Tarsila iria se despersonalizar, pois passaria por Paris, e o que eles admiravam nela era sua “brasilidade”.  Esse discurso impediu a avaliação de características de várias obras de vários artistas, mas ao mesmo tempo destacou pintores apenas por mérito temático.

Depois disso, a modernidade brasileira entra em um figurativismo cada vez mais dogmático.

No final, Anita Malfatti entre outros decidiram que queriam mostrar uma visão não-institucionalizada do modernismo. A jovem que acabava de voltar de seus estudos na Europa, fazia uma exposição de quadros "expressionistas" no centro da cidade. O efeito final foi excelente para o nosso modernismo: em torno dessa jovem se reuniram Mário de Andrade, entre outros que, juntos e muito corajosos, acabaram fazendo a Semana de Arte Moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (291 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com