TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABELA CRONOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EUROPA E BRASIL

Relatório de pesquisa: TABELA CRONOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EUROPA E BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

TABELA CRONOLOGICA DA EDUCÇÃO INFANTIL EUROPA E BRASIL:

Desde a antiguidade clássica [427-347 a C] encontra-se registro a educação da criança pequena. Por Platão referindo-se á educação da primeira infância através de jogos educativos na família, com o objetivo de preparo para o exercício futuro da cidadania.

[384-332 a C] ARISTÓTELES Aristóteles propôs que dos cinco aos sete anos, as crianças receberiam, em casa, educação para a higiene e o endurecimento, e dos cinco ao sete, já deveriam assistir algumas lições.

Nos séculos XI E XII, ano [1465-1530 ] e [1483-1553] pensadores humanista. Como Erasmo, Montaigne propunham uma educação que respeitasse a natureza infantil e estimulasse a criatividade articulando o jogo à aprendizagem.

[1592-1670]-Comenius um dos primeiros a reconhecer a importância e o valor da infância para o desenvolvimento do homem. Comenius defendia a infância, uma educação maternal voltada para o exercício dos sentidos, a formalização de atendimento a esse segmento da população se origina como reflexo direto das intensas transformações sociais, econômicas, políticas e ideológicas, decorrentes da expansão comercial, da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO que marcaram a passagem para a IDADE MODERNA.

Nos séculos XVII e XVIII [1601 e 1701 ] na Inglaterra,França e em outros países da Europa, foram criadas as primeiras instituições. O objetivo principal a guarda de crianças a partir de dois anos, incluindo os cuidados com a sua saúde e alimentação, bem como, em alguns casos, sua iniciação em um oficio. Eram as “escolas de caridade” ou “escola de damas”.

Rousseau [1712-1778 ] inovou as concepções de seu tempo. Rousseau chama a atenção para as necessidades da criança em cada fase de seu desenvolvimento, a educação deveria constituir-se na própria vida.

Pestalozzi [ 1746 1827 ] defendia para as crianças um ambiente educativo natural. No método pestalozziano destacam – se a intuição, o saber, o saber fazer, o poder e o amor, disciplinado, prático e efetivo, envolvendo, portanto, cuidado e educação, o que pressupunha, além de amor, conhecimento pedagógico específicos por parte da professora.

Froebel [1782- 1852] a pré- escola deve propiciar o desenvolvimento máximo da criança e sua integridade social. Inspirado por Pestalozzi, Froebel fundou, , em 1837, o primeiro ambiente destinado à educação de criança de zero a seis anos fora do lar: o Kindergarten [Jardim de Infância].

Ovídio Decroly [1871-1932] medico belga trabalhou com crianças excepcionais. Decroli propôs metodologias de ensino que explorassem as funções psicológicas e os interesses da criança, adequada ao sincretismo que ele julgava ser próprio do pensamento infantil.

Maria Montessori [1879-1952] medica psiquiatra italiana que atendeu crianças com deficiência mental. Montessori a partir de experiências individuais com crianças excepcionais e preocupações medica, contribuíram para a constituição da especificidade da educação infantil e seu caráter pedagógico.

Celestin Freinet [1896-1966] pedagogo francês que defendia a liberdade de ação para crianças entre outros. Metade do século xx Freinete, foi um dos educadores que renovaram as práticas pedagógicas de seu tempo. Para ele, a educação que a escola dava ás crianças deveria extrapolar os limite da sala de aula e integrar-se ás experiências por elas vividas em seu meio social.

Na década de [20-30] Vygotsky. Vygotsky atestava que a criança aprende introduzida na cultura por

Metade do século [XX] Wallon e Piaget. Parceiros mais experientes.

Wallon destaca o valor da afetividade na diferenciação que cada criança aprende a fazer entre si mesma e os outros.

Piaget e colaboradores que revolucionaram a idéia dominante sobre a criança.

[1737] Roda dos expostos.

[1873] Jardim de Infância.

Primeira iniciativa de assistencialismo a infância, era um local onde as crianças indesejadas eram deixadas na roda, sem que ninguém soubesse sua identidade.

Fundada em Campos (São Paulo) serviu como projeto piloto para outras instituições ao longo do Brasil.

[1875] criação do 1 jardim de infância.

[1877] criação do 2 jardim de infância. Criado no Rio de Janeiro, de influencia froebeliana,primeiro colégio particular com o nome de Meneses.

Criado em São Paulo, com o nome de Escola Americana (atualmente colégio Mackenzie particular).

[1896] primeiro jardim de infância público.

[1971] primeira Lei de Diretrizes e bases da educação infantil. Criação do primeiro jardim de infância público em São Paulo, Escola Normal Caetano de Campos, para atender aos filhos das autoridades e de pessoas influentes. Anexado a escola normal.

Implantação e atualização da 1 Lei de Diretrizes e bases da educa cão infantil do Brasil. Lei n 5.692/71.Crianças com idade inferior a 7 anos(ou seja, de 0 á 6 anos) receberam educação conveniente.

[1988] Constituição: educação direito de todos.

[1990] Criação da nova Lei de proteção ao cidadão menor.

A educação passa a ser direito de todos com a Constituição de 1988. Fato decisivo para a valorização da educação nos primeiros anos de vida e da afirmação do direito á educação em creches e pré-escola.

Lei n 8.069 em 13/07/90 Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

[1993-1994] Criação da lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Em 1994 aprovação da nova Portaria n 1739, Política Nacional de Educação Infantil dentro das Diretrizes. Reconhecida de que a educação é a primeira etapa da educação básica, não sendo obrigatória, mas o Estado deverá tendo o dever de atender.

[1996-1997]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com