TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Navegar é preciso

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Muitas mudanças estavam acontecendo na Europa porque novas maneiras de viver começavam aparecer. Uma das maiores mudanças ocorridas foi o fortalecimento do comércio, com o qual surgiram novos mercadores e cidades. As cidades passaram a ser vistas como o local de liberdade do sistema feudal. Nestas cidades havia muitas feiras que exibiam mercadorias de todas as partes do mundo (já conhecidas na época, como as Índias). Para conseguirem estas mercadorias, os mercadores tiveram que zarpar no oceano mas apenas em rotas conhecidas.

Neste mesmo tempo estava surgindo os primeiros Estados Nacionais onde havia reis absolutos como Luís XIV. O surgimento dos Estados Nacionais e dos reis absolutistas estava ligado ao crescimento comercial, um dependendo do outro. Portugal e Espanha foram os primeiros Estados Nacionais a se formarem e sentiram necessidade de aumentar sua atividade marítima para suprir as atividades comerciais, dando início às grandes navegações.

Os europeus desejavam utilizar os oceanos para descobrir rotas mais fáceis para facilitar o comércio mas tinham medo dos mares por serem desconhecidos pelos homens. Eles não possuíam conhecimentos necessários para essas viagens mas foram adquirindo com o tempo.

Tinham medo dos monstros do abismo e de cair por um dos lados da Terra, sendo ela um quadrado. Suas ideias do desconhecido se baseavam de suposições feitas por filósofos e astrônomos. Os europeus naquela época costumavam misturar seus poucos conhecimentos geográficos com lendas e dessa ignorância nascia o medo.

“As viagens pelos oceanos provocavam terror nos homens do século XV.” (pág. 27).

Após muitos estudos e aperfeiçoamentos os europeus finalmente estavam prontos para dar início à sua grande aventura pelos “mares nunca antes navegados”.

Os portugueses, que desejavam eliminar seus outros concorrentes nas navegações e no comércio, decidiram tentar outras rotas diferentes das traçadas normalmente. Anteriormente eles descobriram que o mar era a rota mais fácil de conseguir riquezas e então começaram a investir nas navegações, aperfeiçoando suas embarcações e conhecimentos. Eles conseguiram contornar a África depois de várias tentativas mas foi uma viagem muito difícil e cheia de complicações.

Enquanto Portugal tentava essa rota pela África, a Espanha decidiu tentar ir pelo oeste para chegar antes de Portugal às Índias mas teve uma grande surpresa ao encontrar outro continente no caminho. Começou-se então uma nova disputa: a pelo maior número de terras dominadas e nessa novo disputa entraram novos concorrentes como a França.

Os espanhóis, porém, pouco tempo depois, decidiram tentar uma viagem mais ousada nunca feita anteriormente em volta do mundo. Esta viagem foi feita e comprovou que a Terra era realmente redonda e completou um ciclo na historia das navegações. Todos esses acontecimentos modificaram a maneira do homem de pensar e abriu novos caminhos para novas descobertas.

A chegada dos europeus aos novos continentes foi de profundo espanto para os dois lados: para os europeus e para os nativos. Cada povo se espantou com coisas diferentes como os negros se espantaram com a coloração branca da pele dos europeus, como os europeus com a cor e pouca vergonha dos índios...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com