TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Regime Republicano

Pesquisas Acadêmicas: O Novo Regime Republicano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa.

O seu dia foi 15 de novembro de 1889 feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República.

Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. A nova implantação foi feita por que o Brasil estava entrando em crise, e ai precisavam de um novo governo que fosse capaz de levantar as questões sociais, políticas e econômicas do país,Enquanto não havia eleições para presidente e para o Congresso Nacional (deputados e senadores), funcionava um Governo Provisório chefiado pelo Marechal e pelo seu vice - presidente Floriano Peixoto formando uma verdadeira ditadura, sem congresso e com governadores nomeados por Deodoro. Uma lei estabeleceu que qualquer pessoa que fizesse oposição ao governo poderia ser presa imediatamente

O regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

A importância do processo de industrialização e o crescimento

da cafeicultura enquanto fatores de mudança socioeconômico.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico.

A crise da Monarquia estava ligada a vários fatores, sendo eles: Com o descontentamento da igreja católica com Dom Pedro segundo pela intervenção de Dom Pedro nos assuntos da igreja foi o primeiro fator para que a crise começasse a acontecer.

O segundo veio através de criticas feitas pelos integrantes do Exército pela corrupção que estava acontecendo na corte real. E também por que os militares não podiam se manifestar na imprensa sem uma autorização do Ministro da Guerra.

Eusébio de Queirós graduou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito de Olinda em 1832.

Foi eleito deputadoprovincial no Rio de Janeiro em 1838 Depois foi eleito deputado geralem 1842 representando o Rio de Janeiro, sendo ainda reeleito para mais quatro legislaturas.

Foi Chefe de Polícia no Rio de Janeiro.

Foi ministro da Justiça de 1848 a 1852 no ministério Marques de Olinda . O cargo, na época, incluía o comando da Guarda Nacional , os Negócios Eclesiásticos (nomeação de bispos , pagamento de padres e bispos) e a nomeação de juízes e delegados.

Foi o autor de uma das mais importantes leis do império, a Lei Eusébio de Queirós, promulgada em 4 de setembro de 1850, que proibia o tráfico negreiro da África para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com