TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Metas

Por:   •  2/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

*

O Plano de Metas amparado no governo de JK, Juscelino Kubitschek, buscava promover a montagem de uma estrutura industrial integrada. O principal objetivo do Plano de Metas era estabelecer as bases de uma economia industrial madura no país, especialmente aprofundando o setor produtor de bens de consumo duráveis, por exemplo a indústria automobilística.

O citado plano pode ser decomposto em três pontos essenciais, a saber, investimentos estatais em infraestrutura; estímulo ao aumento da produção de bens intermediários e incentivos à introdução dos setores de consumo duráveis e de capital.

**

Tendo como instrumentos utilizados pelo governo para realizar as metas, os investimentos das empresas estatais, o crédito com juros baixos (ou mesmo negativos) e a carência longa por meio do Banco do Brasil e do BNDE. Além de uma política de reserva de mercado e a concessão de avais para a obtenção de empréstimos externos. Sendo que, os incentivos dados ao capital estrangeiro iam desde a Instrução nº 113 da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), que permitia o investimento estrangeiro direto sem cobertura cambial, até isenções fiscais e garantias de mercado (protecionismo para os novos setores) que atraíram muitas multinacionais para o país.

***

O plano foi implementado por meio da criação de uma série de comissões setoriais que administravam e criavam os incentivos necessários para atingir as metas setoriais. A título de exemplo, desse tipo de atuação é o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia). É importante destacar que existia coerência entre as metas do plano, obtida com a utilização de técnicas de planejamento como a matriz insumo-produto. Pelo Plano, visava-se atacar os pontos de estrangulamento existentes e impedir o aparecimento de novos, na oferta de infraestrutura e de bens intermediários para os novos setores. Além de alguns investimentos setoriais servirem para atacar alguns pontos de estrangulamento, outros setores também eram tomados como pontos de germinação, em que o investimento gerava demandas derivadas que acarretavam novos investimentos, sustentando a taxa de crescimento do país. Um exemplo de ponto de germinação do Plano de Metas foi a construção da nova capital federal, Brasília.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com