TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Povo Alemao

Ensaios: O Povo Alemao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Diferenças

As diferenças entre Brasil e Alemanha vão desde o idioma até o clima. Entretanto, com o passar dos dias, você começa a se integrar e a se encantar com a cultura desse país cheio de curiosidades e maravilhas!

A Alemanha é um país extremamente organizado e para tudo tem regras. O sistema de transporte municipal, por exemplo, é basicamente composto de trens e ônibus. Não existe catraca nem cobrador. Cada um compra seu bilhete antes de embarcar e a entrada é feita sem controle algum. Existem fiscais, mas dificilmente precisam agir e se alguma pessoa for pega, deverá pagar uma multa de 40 euros.

“Os ônibus daqui têm horários para passar em todas as estações e não se atrasam. Em uma consulta rápida à internet, você consegue saber exatamente o horário que deve sair de casa e a que horas vai chegar ao local de destino. Isso é muito prático.”

Além disso, a segurança também é um ponto forte das cidades alemãs. “Stuttgart é a 6ª maior cidade da Alemanha e tem mais de 600 mil habitantes. Aqui, existem todas as possibilidades que uma cidade grande pode oferecer e a segurança de uma cidade pequena.”

Há quem diga que os alemães são muito fechados. Mas não é bem assim. “Os alemães são mais fechados nos primeiros contatos. Eles são mais cautelosos ao conhecer pessoas e ao se deixarem conhecer, por isso existe essa impressão de que eles são mais reservados. Ganhar a confiança de um alemão significa ter conquistado um amigo fiel e prestativo.”

A festa tradicional da Alemanha é a famosa Oktoberfest, festa da cerveja. As pessoas costumam se vestir com as roupas típicas, homens de calça de couro, bota suspensório, camisa e chapéu bávaro, e mulheres com o “Dirndl”, vestidas típico alemãs.

Diferenças/Idioma

As regras gramaticais da língua alemã são bem diferentes do português e a pronúncia é um pouco trabalhosa. “O alemão é uma língua dura, forte. Parece que qualquer frase é uma ordem. Logo no começo, eu ficava apreensivo para me expressar. Hoje eu sei que não importa o nível que você está, e sim tentar entender e aprender, seja misturando línguas ou através de gestos.”

Uma dica importante é tentar evitar utilizar o inglês. “Os alemães, de maneira geral, falam muito bem o inglês, e adoram praticar com os estrangeiros. Só é preciso tomar cuidado para não se ‘acomodar’ a essa língua e prejudicar o aprendizado do alemão.”

Diferenças/Clima

É mais fácil sentir frio dentro de casa no inverno do Brasil, do que na Alemanha. Isso porque, em todas as casas alemãs, existe um aquecedor. Mas quando tiver que sair, o segredo é não se esquecer das luvas, do cachecol e do gorro. “Não basta apenas um casaco super-reforçado, é preciso colocar muitas outras blusas por baixo.”

A duração do dia tem diferença entre as estações. “No verão o sol pode chegar a nascer às 5h da manhã e vai se por só às 22h30. Em compensação no inverno, o sol nasce às 8h30 e se põe às 16h30.”

O povo Alemão

O povo alemão surgiu num processo que se estendeu por vários séculos, e suas origens perdem-se no tempo. A palavra Deutschland (Alemanha) compõe-se de dois elementos: enquanto land significa terra, deutsch, que só apareceu no século 8º, designava inicialmente a língua falada na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno.

Os teutões, um povo sobre o qual pouco se sabe, podem ter sido sua origem. Consta que eles desapareceram depois de derrotados pelo comandante romano Caio Mário em 102 a.C. O nome latinoGermania é derivado do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa "homem de guerra" ou "homem de lança".As primeiras referências aos germani são do século 1a.C.. Embora provavelmente designasse populações célticas, e não germânicas, a expressão logo passou a ser empregada em obras literárias. O historiador romano Tácito e o imperador Júlio César forneceram os primeiros dados sobre os costumes dos germanos, povos bárbaros organizados em tribos, que viviam em florestas.

A vida e os costumes das diversas populações germânicas foram descritas por Tácito em sua obra Germânia. No livro Sobre a Guerra Gálica, César descreve a luta contra Ariovisto, apresentada como "rei dos germanos" e grande ameaça para "toda a Gália".

O rio Reno, que os romanos cruzaram duas vezes na tentativa de subjugar a Germânia, tornara-se, já na época de César,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com