TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pólis Grega

Por:   •  12/12/2020  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A pólis ficou marcada como um período de criação de uma certa consciência política das massas que passaram a ter mais acesso ao conhecimento sobre como funcionava o modelo de gestão política naquela sociedade.

Segundo o autor, uma das principais características do desenvolvimento do sistema da pólis era a valorização da palavra. Ou seja, a disputa pelo apoio político das massas era marcada pelo convencimento através da qualidade do argumento, o que estimulava os debates políticos.

Outra característica relevante nesse sentido durante o período de consolidação da pólis foi o fator da publicidade atrelada às manifestações sociais mais importantes. Havia uma cobrança para que os setores comuns fizessem oposição aos interesses dos setores privados e as práticas abertas se opusessem ás práticas secretas. O resultado disso foi a revelação dos privilégios de alguns reis e sacerdotes, fazendo com que essas informações se tornassem de conhecimento público, acabando com a garantia da transferência de poder hereditária entre os chefes políticos.

O período de fortalecimento da pólis também ficou marcado pela popularização da escrita, que deixa de ser um privilégio apenas dos escribas e torna-se acessível para a população, ajudando no processo de massificação do conhecimento e de consciência política para o povo, além de ser importante no processo de criação das leis.

Porém, esse processo de transparência política na vida social ocorreu de forma gradual e enfrentou adversidades em seu caminho. O Estado realizava santuários secretos, oráculos e coleções divinatórias privadas para apenas alguns certos magistrados, colocava a salvação da cidade em túmulos de heróis de guerra que eram inacessíveis à população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com