TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que São Usos Políticos do Passado

Por:   •  13/9/2022  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Data: 06/09/2022

Docente: Paulo Duque

Discente: Micael Ferreira

Comentários

Texto: “O que são ‘usos políticos do passado’, segundo este historiador”

Achei o texto muito fácil de ser lido, o conteúdo é extremamente interessante e retrata sobre a nossa sociedade. Foi um tema muito bem escolhido, principalmente levando em consideração que estamos num período de eleição onde políticos utilizam constantemente de um passado (que muitas vezes nem é tão distante assim) utópico onde escolhem pontos seletivos da história para estabelecer alguma narrativa que lhe beneficie e gere votos.

Não gostaria de citar nomes, mas é inevitável, podemos falar sobre o nosso atual presidente Jair Bolsonaro que antes mesmo de iniciar sua primeira campanha presidencial apresentava um discurso pró ditadura militar, tentando amenizar as censuras e a dissolução da democracia num período extremamente violento no nosso país.

E em anos onde a informação pode ser desenvolvida, acessada e repassada por qualquer um, acredito que este tipo de falácia venha a aumentar sua força. Influenciadores digitais que manipulam a história para fortalecer um argumento, independentemente de seu viés político, e transmitem seus pontos defasados para telespectadores que muitas vezes são incapazes de analisar e responder por não terem desenvolvido um senso crítico ainda, sendo pela idade ou até mesmo pela escolaridade.

CONFERÊNCIA - COM QUANTOS PASSADOS SE FAZ UMA SOCIEDADE? USOS DA HISTÓRIA EM CONTEXTOS DE CRISE.

O professor Fernando Nicolazzi (UFRGS) expande ainda mais essa discussão e dá um exemplo papável e que, apesar de não ser real, consegue fazer o telespectador se identificar de uma certa forma com tudo que está acontecendo. Ele apresenta por uma boa parte da conferência a história de “Narradores de Javé”, um filme de 2003 que conta sobre a história de um povo que está tentando salvar seu pequeno vilarejo utilizando um carteiro contador de histórias que havia sido despejado para fora da vila por conta de suas inúmeras histórias falsas para escrever um livro sobre o passado do lugar e torna-lo um patrimônio histórico, o que permitiria com que aquele ponto se tornasse monumental e contemplável, evitando que se tornasse uma hidroelétrica.

Enfim, após uma longa história e confusões que resultariam no fim daquela cidade com uma espécie de grande dilúvio, um grande questionamento que chamou a minha atenção foi apresentado. Apesar do carteiro ter sido despejado inicialmente de sua vila por conta das mentiras que contava sobre a vila, ele no fim acaba sendo despejado por não ter contado as verdades que o povo procurava. Isso mostra como a história pode ser modificada através de intenções políticas com uma extrema facilidade até mesmo pelas próprias massas. Veja bem, preferiam que a história da cidade fosse repassada com contos falsos do que necessariamente aceitar o seu fim e que a sua verdadeira história fosse transmitida para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com