TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Direitos Humanos

Exames: O Que são Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS

Os Direitos Humanos deveria ser algo natural, pertencente a cada ser humano, partir do principio que todos somos iguais, não só porque a lei impõe, mas por saber respeitar os direitos, as diferenças do próximo. Se cada indivíduo se preocupasse apenas com o que lhe pertence, não haveria necessidades de tantas guerras, tanto sofrimento e de tanta dor, pois não teria o porquê brigar, seria um mundo mais “humano”, cada um teria apenas o lhe fosse necessário.

Infelizmente tais direitos tiveram que ser impostos em lei para que o ser humano respeitasse um ao outro. São considerados nada mais que um conjunto de leis, vantagens e prerrogativas que devem ser reconhecidas como essências pelo indivíduo para que este possa ter uma vida digna, ou seja, que não seja inferior ou superior aos outros porque pertencem a uma etnia diferente, ou religião, ou por pertencerem a um determinado grupo social e até mesmo pelo sexo.

A declaração universal dos direitos humanos, de 10/12/1948, diz em preâmbulo: “Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo...”. Portanto, não é de hoje que o homem luta por igualdade entre os povos e para que haja paz no mundo. Ainda assim com tantos tratados e tantas leis em todas as partes do mundo esses direitos são violados de maneira tão cruel e injusta.

O desenvolvimento humano, no mundo todo, só será possível quando todos os seres do planeta forem visto de forma igualitária e não como aberrações a serem exploradas de forma degradante ou humilhadas. “Só saberemos que a Globalização está de fato a promover a inclusão a e permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.” Kofi Annan.

Por fim, direitos humanos é um conjunto de princípios morais com o objetivo de organizar a sociedade e assegurar os direitos básicos aos indivíduos que de alguma forma estão em desvantagem em relação à maioria e assim garantir proteção legal aos que tiverem esse direito violado. Previstos em diversos tratados internacionais e constituições, asseguram direitos aos indivíduos e coletividades e estabelecem obrigações jurídicas concretas aos Estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com