TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ser Um Jovem Aprendiz

Monografias: O Que é Ser Um Jovem Aprendiz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Ser um Jovem Aprendiz é aprimorar-se

constantemente. São jovens e adolescentes

que almejam desenvolvimento e crescimento

profissional, dentro de uma área de atuação

específica, valorizam a educação e, principalmente, desejam realizar sonhos.

É a descoberta de oportunidades e a

possibilidade de inserção no

mundo do trabalho.

O Espro é responsável pela capacitação destes jovens, por meio de Programas de Aprendizagem de acordo com a Lei 10.097/00. No Programa Aprendiz Espro, os jovens desenvolvem habilidades que atendem as demandas do universo corporativo.

Em 2010, atuamos com 11.729 jovens Aprendizes, em mais de 500 empresas parceiras. São aproximadamente 350 cursos disponíveis, nas áreas administrativa, financeira, de serviços e teleatendimento, cadastrados e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ativos em vários municípios do país.

Com material didático exclusivo e acompanhamento psicopedagógico do Espro, os Aprendizes levam menos tempo para adaptar-se à empresa. A capacitação tem duração de até dois anos, com a etapa teórica desenvolvida pelo Espro uma vez na semana e a prática na empresa parceira quatro vezes na semana, o que permite a vivência do jovem no cotidiano do mundo do trabalho.

Jovem Aprendiz é o programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego. Essas políticas de juventude são importantes para diminuir o índice de desemprego dos jovens.

Observa-se que a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. Essa formação realiza-se em programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas.

O aprendiz é o jovem com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT. O jovem aprendiz se compromete a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.

O contrato deverá conter, expressamente, o curso, a jornada diária e semanal, a definição da quantidade de horas teóricas e práticas, a remuneração mensal e o termo inicial e final do contrato, que devem coincidir com o início e término do curso de aprendizagem, previsto no respectivo programa.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »