TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Jovem Aprendiz

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  4.687 Palavras (19 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 19

Escola da Administração Cientifica

1. Escola da Administração Cientifica

2. Frederick Winslow TAYLOR

3.

4. BASE: natureza tecnológica

5. PESSOAS: instrumentos e maquinas

6. FUNCAO LIDER: concentrar necessidades da organização e não das pessoas

7. FOCO: organizaçãoPreocupação com a tarefa (produção)

TEORIA X ( autocrático)

1. TEORIA X ( autocrático)

2. Autores antigos

3. LIDER autoritário INFLUENCIA DO LIDER pode dizer-lhes o que deve fazer e como fazer

4. PODER DO LIDER é decorrente da posição que ele ocupa, e de que as pessoas são preguiçosas e irresponsáveis por natureza

5. POLITICAS determinadas pelo líder

Autocrático

1. Autocrático

2. Orientado para produção Enfatiza a produção e os aspectos técnicos da função

3. Empregados são vistos como instrumentos pelos quais se atingem os objetivos da organização

Autocrático

1. Autocrático

2. Orientado para produção *Realização de algum objetivo grupal ou especifico

3. EX: GERENTE - inicia a ação- mantém atenção dos membros no objetivo-

4. esclarece o problema- desenvolve um plano de procedimentos

1. Ao expor os estudos de liderança da OSU, de MICHIGAN e da dinamica de grupo, concentramo-nos em dois conceitos teoricos, um enfatizando a realização de tarefas, o outro no desenvolvimento das relações pessoais.

2. No grid gerencial temos 5 tipos diferentes de liderança baseados na preocupação com produção (tarefa) e as pessoas (relacionamento), são colocados em 4 quadrantes semelhantes ao dos estudos da OSU

3. ENFRAQUECIDO: um esforço mínimo para conseguir que o trabalho exigido seja realizado é suficiente para manter o espírito de participação na organização.

4. COUNTRY CLUB: uma cuidadosa atenção as necessidades das pessoas para conseguir boas relações produz um clima organizacional agradável e bom ritmo de trabalho.

5. TAREFA: a eficiência das operações resulta das condições de trabalho arranjadas de tal modo que a interferência dos elementos humanos se reduz ao mínimo.

6. MEIO TERMO: consegue-se um desempenho empresarial adequado através do equilíbrio entre a necessidade da execução do trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.

7. EQUIPE: a realização do trabalho é fruto de pessoas dedicadas, a interdependência através de um interesse comum, nos objetivos empresariais cria relações de confiança e respeito.

O conceito de comportamento do líder adaptativo questiona a existência de um “melhor” estilo de liderança. Não se trata de descobrir o melhor estilo, mas o estilo mais eficaz para uma determinada situação. A idéia é que vários estilos de comportamento de líder podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo dos elementos importantes da situação.

1. O conceito de comportamento do líder adaptativo questiona a existência de um “melhor” estilo de liderança. Não se trata de descobrir o melhor estilo, mas o estilo mais eficaz para uma determinada situação. A idéia é que vários estilos de comportamento de líder podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo dos elementos importantes da situação.

2. O Modelo Contingência de Liderança, desenvolvido por Fiedler indica TRÊS variáveis para determinar se uma situação é favorável aos lideres:

3. 1 – suas relações pessoais com os membros dos grupo

4. (relações lider-membros)

5. 2 – o grau de estruturação da tarefa que o grupo deve realizar

6. (estruturação da tarefa)

7. 3 – o poder e a autoridade que sua posição lhe confere

8. (poder de posição).

9. A situação mais favorável para um líder influenciar seu grupo é aquela em que ele vivencia as três variáveis.

10. A situação menos favorável para um líder seria aquela em que ele não vivencia as três variáveis

Ao discutirmos a eficácia precisamos distinguir mais uma vez gerencia e liderança.

1. Ao discutirmos a eficácia precisamos distinguir mais uma vez gerencia e liderança.

2. EXEMPLO: Um vice-presidente pode ter um grande objetivo pessoal de tornar-se presidente de uma organização. Procurando alcançar tal objetivo, esse executivo poderá deixar de preocupar-se com os objetivos da empresa, procurando de todos os modos destacar-se perante os outros candidatos ao cargo. O vice presidente poderá alcançar seu objetivo pessoal e nesse sentido será um

3. LIDER EFICAZ.

4. Mas não poderá ser considerado um GERENTE EFICAZ porque suas ações provavelmente são prejudiciais para a operação eficaz da firma

5. Portanto ao tratar de eficácia, é preciso ter em mente as diferenças entre

6. OBJETIVOS INDIVIDUAIS X OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

7. LIDERANÇA X GERENCIA

Quando alguém tenta obter algum efeito sobre o comportamento de outra pessoa, chamamos este estimulo de liderança tentada. Essa tentativa pode ser bem ou mal sucedida.

1. Quando alguém tenta obter algum efeito sobre o comportamento de outra pessoa, chamamos este estimulo de liderança tentada. Essa tentativa pode ser bem ou mal sucedida.

2. Quando o líder tenta influenciar seu subordinado no sentido de realizar certa tarefa, a tentativa do líder poderá ser considerada bem ou mal sucedida a medida em que seu subordinado realizar a tarefa. Se o estilo de liderança do líder não for compatível com as expectativas do subordinado, esse se sentira contrariado e só executara a tarefa pelo poder de posição do líder. Podemos dizer nesta situação que o líder foi bem sucedido mas não foi eficaz.

3. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com