TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Política?

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O que é a Política? (Discorra sobre o seu significado); O que é a Ciência Política? (Discorra sobre o seu objeto de estudo).

O termo política tem origem de uma variação de polis, que significa tudo que se refere a cidade, sendo assim, política são atividades que usam como referência o Estado.

A Ciência política é uma área de estudos que procura interpretar os diversos aspectos e mudanças da estrutura política, e seus impactos na sociedade que o mantém. Faz parte da sua área de estudo não apenas o meio governamental, mas também empresas, sindicatos, igrejas e quaisquer tipos de organizações que sejam dotadas de estruturas e processos que se assemelham a uma forma de governo. Grupos de poder que possuam influência sobre a população e seu pensamento também fazem parte desse estudo. O estudo não se limita apenas a um governo e sua sociedade, mas também estuda e analisa as relações internacionais do mesmo.

  1. O que é o Estado? (Discorra sobre o seu significado); Qual a origem do Estado Moderno? (Discorra sobre suas características)

        O Estado é um grupo de instituições no campo político e administrativo que tem por objetivo organizar uma nação, os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, o povo, as leis e o poder (político). Segundo Reinaldo dias, “A unidade social básica na qual vivem as pessoas na atualidade é o Estado nacional, que se apresenta como corporação territorial de um povo constituído como nação, por uma organização social complexa que se realiza através de um ordenamento jurídico que envolve toda vida social, e se estabelece e descansa em um aparato de poder, independente e soberano. Cada unidade política tem nome de Estado ou Estado nacional”. (Reinaldo Dias, 2013: p60)

        O Estado tal qual é conhecido hoje tem origem no século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil (caracterizado por uma intervenção do Estado na economia). O novo Estado buscou concentrar a dispersão de poderes que caracterizava o sistema feudal no âmbito interno, e lutou contra o poder eclesiástico e o poder imperial no âmbito externo. O Estado tem como característica um sistema centralizado de exercício do poder tendo como base um território determinado. Constitui uma forma de organização territorial centralizada. Neste contexto a soberania emerge como um trace fundamental do Estado, já que é o resultado da submissão de diversos atores internos e o reconhecimento dos limites de cada território entre os diferentes Estados.

  1. O que é Poder? (Discorra sobre o seu significado)

O Poder é exercido quando um indivíduo ou um grupo social é capaz de modificar ou altear o comportamento do outro grupo ou indivíduo, é a capacidade de decisão sobre o outro. O Poder supõe uma relação de superioridade sobre o qual atua. Segundo o filósofo Max Weber “Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra resistências”.

  1. Qual a diferença entre Legitimidade e Legalidade?

        A legitimidade se refere à aceitação social e, por isso, está ligada com o Estado Democrático, em que o povo elege os seus representantes. A legitimidade depende da aceitação e conduta dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com