TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Realismo no Brasil

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

E.E PROF. MIGUEL SANSIGOLO

REALISMO NO BRASIL

SÃO PAULO - SP

2015


Fernanda Matricardi - 05

Fernando de Oliveira – 06

Josiane Thais – 20

Leticia Araujo – 23

Michele Rodrigues – 28

Nataly Alessa - 32

3ºA

REALISMO NO BRASIL

 

SUMÁRIO

REALISMO        

REALISMO NO BRASIL        

Contexto Histórico        

LITERATURA REALISTA E SUAS CARACTERÍSTICAS        

OS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS        

Machado de Assis        

Principais Obras: 1881 “Memórias Póstumas de Brás Cubas” 1891 “Quincas Borba”  1899 “Dom Casmurro”.        

Aluísio Azevedo        

Principais Obras:        

1879 "Uma Lágrima de Mulher"        

1881 "O Mulato"        

1882 "Mistérios da Tijuca"        

Raul Pompéia        

Principais Obras:        

1882 "As Joias da Coroa" 1888 "O Ateneu" 1888 "Alma morta"        

Dom Casmurro – Machado de Assis (RESUMO)        

REFÊRENCIAS        

INTRODUÇÃO

Iremos destacar a Definição da Escola Literária “Realismo”, aprofundando mais o Realismo no Brasil, abordando o contexto histórico durante o período de surgimento, suas características, grandes nomes de autores e obras, principalmente Machado de Assis e o livro “Dom Casmurro”.



REALISMO

O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi à abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.

Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.

REALISMO NO BRASIL

Contexto Histórico

O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social. 

- O tráfico de escravos foi extinto e a abolição da escravatura ocorreu em 1888. A falta da mão-de-obra escrava foi substituída pelo trabalho dos imigrantes europeus. 

- A economia açucareira estava em decadência, enquanto o eixo econômico deslocava-se para o Rio de Janeiro (na época era a capital do país), devido ao crescimento do comércio cafeeiro nessa região.

- Em 1889 foi proclamada a República pelo partido burguês Republicano Paulista (PRP), com a posse do primeiro presidente, o marechal Deodoro da Fonseca. 

- 2° Revolução Industrial.

- Segundo Reinado (D. Pedro II).          

LITERATURA REALISTA E SUAS CARACTERÍSTICAS

A literatura realista surge no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881. As produções literárias do Realismo no Brasil estão voltadas a realidade brasileira.

É uma narrativa mais preocupada com a análise psicológica, fazendo crítica à sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. Faz uma análise da sociedade "por cima", visto que seus personagens são capitalistas, pertencentes à classe dominante. Este tipo de romance é documental, sendo retrato de uma época. Foi cultivado no Brasil por Machado de Assis, em obras como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro"

  • Linguagem culta e direta.
  • Narrativa lenta, tempo psicológico.
  • Predomínio de razão.
  • Objetividade.
  • A mulher numa visão real, sem idealizações.
  • Personagens trabalhados psicologicamente.

OS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS

  Machado de Assis

Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Órfão, pobre, mulato, gago e doente em pleno século XIX, Machado de Assis apesar das dificuldades, foi tipógrafo, comentarista, jornalista e, como escritor, tornou-se um inegável prodígio da Literatura Brasileira.

 Autor de vasta obra entre praticamente todos os gêneros, foi no romance e no conto que mais se destacou. Com seu estilo conciso, sua ironia, seu humor e com a análise psicológica dos seus personagens, Machado de Assis inaugurou o Realismo no Brasil e foi o autor mais importante do estilo em nosso país.

Principais Obras:
1881 “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
1891 “Quincas Borba”
1899 “Dom Casmurro”.

Aluísio Azevedo

Nasceu no Maranhão em 1857 e morreu em 1913. Levado pelo irmão, o teatrólogo e jornalista Artur Azevedo, viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos de idade. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes, onde revelou seus dons para o desenho. Logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas. Aluísio Azevedo abandonou as tendências românticas em que se formara, para, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola, tornar-se o precursor do Movimento Realista- Naturalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com