TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reconhecimento internacional do Brasil após a independência

Por:   •  23/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ALEGRE

ALUNO: RONILSON OLIVEIRA PAULINO

PERIODO: 5ª

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO

RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO: RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, FINANÇAS INTERNACIONAIS,

Todo país recém instituído ou recém formado busca apoio e reconhecimento internacional, e foi isso que D. Pedro I buscou fazer em primeiro momento.  Fazendo com que o Brasil fosse reconhecido pelas nações estrangeiras como país independente não mais regido pela constituição de Portugal.  

O recém instituído território brasileiro tinha pressa para que fosse reconhecido, uma vez que temia que Portugal se unisse a santa aliança e fizesse do Brasil sua colônia novamente. E como Portugal estava debilitado economicamente e politicamente devido a invasão de Napoleão naquele território, então era o momento de D. Pedro I fortalecer o seu poder.  

A independência no Brasil acabou sendo bem aceita pela região centro-sul (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais), mas acabou gerando conflito nas regiões norte e nordeste, uma vez que estas regiões ficavam bem próximas geograficamente a Portugal, e no nordeste tinha uma significativa comunidade portuguesa, o que fez com que não aceitassem a independência e ficassem ainda sobre regimento de Portugal.  Porém em julho de 1823 D. Pedro I reuniu suas tropas imperiais juntamente com a marinha britânica e conseguiu acabar com tal atitude do norte e nordeste, mostrando que ele era o legitimo soberano brasileiro.  

Em março de 1824, aconteceu uma revolta armada em Pernambuco, pelo motivo de D. Pedro I ter dissolvido a assembleia constituinte naquela região, essa revolta aramada ganhou grande credibilidade em todo nordeste, principalmente no Rio grande do norte, Ceara, paraíba.  Essas regiões proclamaram uma república chamada Confederação do Equador, tornando-se independente. Mais essa tentativa de criar uma república em Pernambuco durou apenas seis meses, pois foi sufocada pelas tropas imperiais.

O primeiro país a reconhecer o Brasil como país independente foi os Estados Unidos, em junho de 1824. Mais os intelectuais brasileiros, julgavam mais importante que a Inglaterra reconhecesse o Brasil, pois a Inglaterra tinha saído com êxito as guerras napoleônicas.

Felisberto Brant, embaixador de D. Pedro em Londres citou a seguinte frase, “com a amizade da Inglaterra basta estalar os dedos para o resto do mundo”. No entender desse embaixador como quase todos países comercializavam com a potência britânica, provavelmente esses países viriam a reconhecer o Brasil como país independente, e não seria necessário ficar implorando a amizade de nenhum país.

A Inglaterra teve um grande papel decisivo para que a família real viesse para o Brasil, ela concedeu apoio e proteção, mais esse apoio teve um preço, e o preço pago foi os tratados firmados entre Portugal e Inglaterra, que favoreciam sempre a Inglaterra, e por incrível que pareça esses tratados firmados entre esses países acabaram sendo reafirmados com o Brasil independente.

Primeiro teve a abertura dos portos as nações amigas em 1808, mas a Inglaterra não queria só isso, em 1810 foi estabelecido o tratado de navegação e comércio.  Onde ficou determinado nesse tratado que os artigos britânicos importados em território brasileiro seriam tributados com 15%, e os ingleses poderiam ter cemitérios e igrejas próprias no Brasil, possuir imóveis, nomear magistrados incumbido de todos processos envolvendo britânicos.

Em 1815 diminui a influência da Inglaterra sobre Portugal, mas devido a revolução do porto da qual Dom João se vê obrigado a voltar, a tentativa de Portugal em tentar fazer com que o Brasil voltasse a ser colônia, e a independência do brasil (1822), fez com que a Inglaterra voltasse a ter novamente influência no território brasileiro, mas agora como país independente.

E a Inglaterra buscou rapidamente reconhecer a independência do Brasil, uma vez que o tratado de 1810 expiraria em 1825. As instituições políticas brasileiras também estavam frágeis pois o país ainda estava em formação, e esse reconhecimento era uma grande oportunidade da Inglaterra avançar sobre a questão do tráfico escravo no Brasil.

Canning líder abolicionista britânico citou a seguinte frase na pag. 136 “O Brasil teria de ser expurgado de sua impureza antes de podermos abraça-lo”. Ou seja, o Brasil teria que se libertar da escravidão.

Mais a Inglaterra julgava ainda necessário que Portugal reconhecesse a independência do Brasil, pois a Inglaterra estava em cláusula de contratos obrigada a manter integridade a Portugal. Foi então negociada o reconhecimento de Portugal para com o Brasil, porém Portugal fez algumas exigências, bem como o pagamento de indenização de 2 milhões de libras esterlinas, sendo 1,4 milhões tomados a bancos ingleses.

Lilia Moriz, traz em seu livro a Longa Viagem da Biblioteca dos reis, na página 431,

CONTA DOS OBJETOS QUE PORTUGAL TERIA DIREITO DE RECLAMAR AO BRASIL

DIVIDA PÚBLICA

1ª Metade da dívida pública até 1817 12 899:856$276

BIBIJOTHECA

2- Bibliotheca Real avaliada pelo Bibliotecário 800:000$000

CASA DO REI

3ª Equipagens que ficaram no Rio de Janeiro 200:000$000

4ª Pratas, móveis, e outros objetos deixados no RJ 200:000$000

MARINHA

5ª Valor dos navios de guerra deixados no Brasil 3 334:000$000

6ª Importância dos ordenados pagos pela repartição da Marinha aos empregados civis que vieram do Brasil 9:479$ 118

7ª Pensões que se pagaram no Brasil e que se continuaram a pagar em Lisboa 12:344$818

8ª Soldos e alimentos pagos aos oficiais da Marinha do tempo que serviram no Brasil 6:454$681

9ª Fretes dos navios fretados pela Junta da Bahia 24:6303000

10ª Importância dos soldos e alimentos dos oficiais do Exército do Brasil e dos de Montevidéu 22:2575337

Transporte 3 409:165$954

11ª Frete do Navio Luiza que levou as tropas do Maranhão para Lisboa 10:278$800

12ª Despesa da Divisa Militar que, saindo da Bahia, para Pernambuco, arribou a Lisboa 63:536$401

GUERRA

13ª Despesa de um destacamento de tropas que veio do Pará e para aí voltou 5:524$570

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com