TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PNQ é O Maior Reconhecimento à Excelência Na Gestão Das Organizações Sediadas No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: O PNQ é O Maior Reconhecimento à Excelência Na Gestão Das Organizações Sediadas No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.121 Palavras (17 Páginas)  •  1.982 Visualizações

Página 1 de 17

Apresentação Sobre o PNQ

Cosme Antonio da silva Ra:316322011

Prêmio nacional da qualidade

O PNQ é o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

As perguntas mais freguente sobre o PNQ

1. O que é o Prêmio Nacional da Qualidade?

2. Quais são as formas de reconhecimento do PNQ?

3. Que benefícios uma empresa tem ao ser avaliada no ciclo do PNQ?

4. O que a organização ganha ao se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade?

5. Quais seriam os fatores-chave e a estratégia necessária para o sucesso?

6. Quais barreiras necessitariam ser superadas?

1. O que é o Prêmio Nacional da Qualidade?

O PNQ é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Por isso, o PNQ é considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. O processo de premiação do PNQ visa:

- Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil;

- Fornecer para as organizações, um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento;

- Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial;

- Divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vistas ao benchmarking.

Candidatar-se ao PNQ representa, de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da gestão.

2.Quais são as formas de reconhecimento do PNQ?

O PNQ é um reconhecimento, sob a forma de um troféu, à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. Para isso, adota três formas de reconhecimento:

Premiada - organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência, avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.

Finalista - organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados.

Destaque por Critério - organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, apresentando destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens. Para receber este reconhecimento, a organização deve ainda atender aos seguintes pré-requisitos:

- Alcançar, no mínimo, 70% da pontuação do critério;

- Apresentar resultados relevantes;

- Obter, após ser visitada, uma pontuação global, no mínimo, equivalente à faixa 5 (ver tabela das Faixas de Pontuação Global dos Critérios de Excelência).

OBS.: Não concorrerão ao reconhecimento Destaque por Critério as organizações que tenham sido reconhecidas como Premiada ou Finalista no mesmo ciclo.

3. Que benefícios uma empresa tem ao ser avaliada no ciclo do PNQ?

Com base na avaliação fornecida pelo Relatório da Gestão (RG) da candidata, que mede a gestão em todas as áreas, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, sistêmica. Isso faz com que todos foquem os mesmos objetivos, e a obtenção de resultados globais é uma consequência. Paralelamente, cria-se uma cultura de aprendizado e melhoria contínua do desempenho. O relatório permite avaliar, ainda, fornecedores, clientes, parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a se diferenciar.

É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível Classe Mundial.

Ao final do processo, a empresa recebe um Relatório de Avaliação (RA), com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Elaborado por profissionais voluntários competentes e independentes, o RA constitui uma rica fonte de informações, a partir da qual a organização poderá fazer os ajustes necessários. A Banca Examinadora do PNQ é formada por mais de 4 mil pessoas das mais diversas áreas de atuação, que já despenderam acima de 280 mil horas de trabalho voluntário em prol da Excelência em Gestão.

Se alcançar a etapa de visita às instalações, a organização receberá os examinadores para comprovação e complementação das informações descritas no RG. Há, então, três possibilidades de reconhecimento: ser Premiada,Finalista ou Destaque em um dos oito Critérios de Excelência. Caso seja Premiada, a organização será reconhecida pela Excelência em Gestão e integrada ao grupo seleto de organizações; Classe Mundial, ou seja é uma empresa líder em seu setor de atuação, considerada entre as melhores em gestão organizacional e que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças. A organização também assume o compromisso de divulgar seu modelo da gestão ou as práticas consideradas exemplares, resguardando aspectos confidenciais. Ganha, com isso, respeito da sociedade e uma forte divulgação de sua imagem e marca.

O anúncio das empresas reconhecidas pelo PNQ é feito após o criterioso processo de avaliação, que dura cerca de quatro meses. Conquistar o PNQ não é tarefa fácil, mas perfeitamente possível a partir do momento em que a organização se comprometa a seguir as etapas de avaliação e aprimorar sua gestão. O esforço vale a pena, pois se trata de um prêmio extremamente prestigioso, que toda empresa competitiva almeja ganhar.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com