TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório sobre a República Velha

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

[pic 1]

Disciplina: Economia brasileira

Docente: Alynson dos Santos Rocha

Discente: João Paulo Silva Lago e Caroliny Silva

Data: 14/08/2019

Relatório

Vídeo: A República velha

O vídeo inicia falando sobre o decreto do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil presente na Proclamação da República, que é constituído por dois artigos. O primeiro que declara a república federativa como proclamada provisoriamente, e o segundo que garante que as províncias reunidas pelo laço da federação constituem os Estados Unidos do Brasil a partir desse momento.

Boris Fausto, o criador do livro “História do Brasil”, no qual o documentário foi baseado, fala sobre as principais forças que motivaram a Proclamação da República, que são os partidos regionais, principalmente o Partido Paulista, e os militares. Essas forças tinham ideias opostas, os partidos buscavam um governo mais descentralizado, enquanto os militares buscavam um governo mais central.

A constituição seguia um modelo americano e era composta por três poderes, o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Além disso o voto era aberto, ou seja, todos poderiam saber o voto dos indivíduos.

Naquela época o Brasil ainda tinha muitas áreas que não eram povoadas e algumas eram povoadas por índios.

O Brasil era tido como um país essencialmente agrícola, desta forma foi investido apenas em produção agrícola, esquecendo os outros meios de produção, e essa primeira república foi destinada à exportação, desse modo, a região centro-sul se destacou pela produção de café e a região sul, pela instalação de pequenas propriedades.

Em 1880, a extração de borracha foi destaque na área da Amazônia, tornando a borracha o segundo maior produto de exportação, devido à fabricação de pneus de bicicleta e depois automóveis. Essa extração da borracha trouxe muitas mudanças no cenário do norte do Brasil e principalmente de Manaus, porém por volta de 1910 países asiáticos colonizados pela Inglaterra começaram a concorrer com o Brasil em produção da borracha, trazendo assim a crise da borracha.

O Nordeste ficou à margem desse desenvolvimento, tornando a vida dos nordestinos cada vez mais difícil, então formou-se um cenário para as primeiras revoltas acontecerem. Canudos foi um dos mais importantes movimentos do campo, sendo organizado por Antônio Conselheiro, que reuniu as pessoas atacadas pela seca e pelas más condições de vida. Porém como o governo não deu apoio a essa causa, então logo começou a guerra, sendo um grande massacre e símbolo de luta da população nordestina até os dias atuais.

Já o Rio de Janeiro, sofreu grandes mudanças de reestruturação, e a população mais pobre foi quem sofreu com esse processo, sendo obrigada a deixar o centro para se alocar nos subúrbios ou nas favelas.

Após isso começou o surgimento de fábricas e bairros operários nas cidades grandes, sendo em São Paulo a produção cafeeira a grande responsável por esse desenvolvimento fabril, e então as cidades começaram a crescer.

A imigração no sul do país se tornou uma epidemia, alemães, italianos, japoneses entre outros se tornaram comuns entre o Sul e em São Paulo brasileiro. Essa imigração em São Paulo é justificada pela pobreza na Europa e também pela demanda de trabalho nas fazendas de café em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (459.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com