TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de campo realizado Bacia Rio das Velhas

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

[pic 1]

Alexsandro dos Santos Oliveira

Brenda Cadar

Denílson Martins Sabino Drummond

Felipe de Almeida Peito

Lívia Thaís Costa Norberto

BELO HORIZONTE

Junho/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Relatório de campo apresentado a disciplina de Geografia e Recursos Hídricos ministrada pelo professor Frederico Wagner de Azevedo Lopes

BELO HORIZONTE

Junho/ 2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO        

BACIA RIO DAS VELHAS        

DESENVOLVIMENTO E JUSTIFICATIVA        

COLETA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

O problema de escassez hídrica sempre foi uma questão pontual, principalmente no tange a região do Sertão Nordestino do Brasil e o Norte de Minas Gerais. Nos últimos anos essa discussão se prolongou a regiões que historicamente não enfrentavam esse tipo de problema, como o Sudeste Brasileiro, principalmente as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, onde os níveis dos reservatórios encontram baixos níveis, com ameaças até de cortes e rodízios na utilização da água que a população dessas regiões utiliza. Entende-se que muitas vezes as informações são mal utilizadas, e tendenciosas, mas entende-se que os recursos hídricos tem seu uso incorreto e mal dimensionado.  Ou seja, as estimativas desses tão importantes recursos, nunca foram tão valorizadas quanto na atualidade.  

CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO

[pic 2]

Figura 1: Mapa de Rio Acima- MG

O trabalho de campo foi realizado em Rio Acima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte com menos de 10.000 habitantes (9.816 em 2014), distribuídas em um território com 229.812 km² de extensão, um PIB per Capita de 14227,60 (dados de 2012) e IDH de 0,673 (dados de 2012) considerado médio segundo dados do Atlas do desenvolvimento humano no Brasil.  

Reconhecido como vilarejo pela quantidade de moradores, em 1717 desmembrado do município de Nova Lima somente em 27 de Dezembro de 1948. Um dos grandes impulsos no crescimento na região, a Estação Ferroviária Central do Brasil, fundada em 1890, que é um dos cartões postais da cidade.

[pic 3]

Figura 2: Estação Ferroviária Desativada da Cidade de Rio Acima

BACIA RIO DAS VELHAS

DESENVOLVIMENTO E JUSTIFICATIVA

As atividades econômicas da bacia hbidrográfica do Rio das Velhas, assim como o tipo de uso dos recursos hídricos são para o abastecimento da população, a mineração, irrigação, industrial.

A região abriga uma expressiva biodiversidade e belezas naturais que impulsionam o turismo e lazer na região, necessitando de proteção e preservação da mesma.

O estudo tem objetivo de identificar a qualidade da água em dois pontos da bacia do Rio das Velhas localizadas em Rio Acima. As coletas ocorreram no dia  23 de maio de 2015,  em dois pontos distintos para amostragens. Ponto 1 foi na cachoeira do Samsa, utilizada para uso recreativo e ponto 2, a cachoeira do Viana onde ocorre o uso da água para o consumo humano. Nos 2 pontos foram realizadas análises de turbidez da água para verificação da do escoamento superficial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com