TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIDO POLÍTICO DA ARTE HOJE

Por:   •  28/10/2017  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

BACHARELADO EM MUSICOTERAPIA

Disciplina: Introdução aos Estudos Culturais

Professor: Anderson Rocha

Aluna: Iêza Dara Costa Portela

ATIVIDADE EXTRACLASSE: O SENTIDO POLÍTICO DA ARTE HOJE

Goiânia

2017

A arte de fazer politica

Quando se pensa em política da arte ou em sentido politico da arte , já vem vinculada a ideia de  que as mesma  por si só  são problemáticas, pois testemunhamos a desvalorização publica das mesma no meio atual em que vivemos. Talvez  venha dai a grande dificuldade de se encontrar sentido, pois sem a desvinculação das mesma é impossível definir seus verdadeiros significados.

Para tanto, precisamos, desprender a palavra “sentido” de outra tomada como seu sinônimo: a palavra “função”. Nem todas as coisas ganham seu sentido por causa da função que cumpre. E comum então pensar que a arte é algo que esta além de qualquer  função pragmática. Já á politica parece existir apenas para servir as outros fins:educação, saúde, habitação...  É o poder Executivo que a faz, justamente porque é aquele que faz e executa, que produz então. Legislar, porém, já adianta dimensões diferentes da política. Contudo a politica nos faz lembrar, que discutir esta pulsado em seu verdadeiro sentido que a fala nos leva a ele.

Infelizmente, esquecemos o sentido de discutir, não só discussão foi esquecida, mas o desejo por ela. Sem o interesse pela discussão a politica some, pois a mesma e movida por esse impulso instigante, que trás desconforte de diferentes formas, nos permitindo trocar experiências, saindo do habitual e voltando para o amplo espaço que nos e permitido por meio da fala. Através dessa troca de visões e opiniões, o sentido da politica emerge.

A grande questão é quando o sentido da politica se perdeu? Talvez seja pela acomodação dos novos tempos o surgimento de um novo mundo ninguém acreditava mais em revolução, o Muro de Berlim caíra, utopia era coisa do passado, declarava-se o fim da história e até da modernidade, o mundo estava globalizado. Nós viemos também depois da política.  Indiferença foi o que prevaleceu. O mundo virou as costas para a politica.

No entanto, com a descrença no sentindo funcional  da politica abriu-se a possiblidade de se pensar outro sentindo para ela. Esse novo sentido permite pensá-la em conexão com a arte fora de expressões explicitamente dedicadas. A arte ligada a politica inaugura um âmbito diverso em que somos  livres para  expor  nossas opiniões sem  impô-las a outros,  sem querer que os outros concordem. Nesse sentido a arte se vincula a politica para obrigar cada homem a pensar por si só é levando o mesmo a compartilhar seus pensamentos. Surge então um espaço para a troca e encontro de opiniões sem julgamentos. Onde o individuo pode através de suas vivencias mudar a si mesmo.

A arte de se fazer politica esta ligada a fato da liberdade de se expressar sua opinião de ganhar conhecimento com a troca de experiências sem o medo de ser julgado , esta na beleza de ser democrático e aceitar o novo como algo que vem para somar e não destruir seus conceitos. Estar aberto a esse novo olhar politico e mais que essencial e necessário para que se construa uma politica limpa e democrática, desmistificando o lado pragmático de ser fazer politica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com