TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

O Samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019.

Guerra dos Bárbaros, vamos conhecer um pouco das atividades executadas pelos Cariris e outros povos indígenas no período colonial.

1 - De acordo com o que foi comentado no vídeo, como foi os primeiros contatos entre indígenas e europeus?

Resposta

Os primeiros contatos entre os indígenas e os europeus no século XVI foram em geram amistosos. Houve ate mesmo trocas de serviços por objetos.

2 - Como se dava a troca de serviços por objetos entre europeus e indígenas?

Resposta

Os portugueses realizaram uma operação de escambo com os indígenas prestavam serviços aos portugueses como a derrubada e o transporte da madeira do pau brasil.

3 - Por que as trocas de serviços por objetos foram importantes?

Resposta

Troca recebiam produtos por eles desconhecidos como espelhos facas tesouras pentes entre outros por mais desiguais que essas trocas possam parecer atualmente elas foram importantes pois atribuíam valor ao trabalho do indígena.

4 - Quais os pilares da colonização da América?

Resposta

A intenção dos portugueses era incorporar essa população ao seu projeto de colonização na américa que estava baseado em dois pilares a catequização dos nativos e a extração de riquezas para a catequização dos indígenas os portugueses tiveram a ajuda de missionários da igreja católica os indígenas eram reunidos em grupos formando pequenos povoados para aprender os costumes europeus esse processo não levava em conta as práticas tradicionais dos povos nativos.

5 - Por qual ou quais motivos os indígenas foram escravizados?

Resposta

A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.

6- Houve alguma forma de resistência por parte dos indígenas? Qual ou quais?  

Resposta

As reações desses grupos foram diversas alguns povos se aliaram aos portugueses outros fugiram para regiões mais distantes enquanto muitos, resistiram e lutaram contra os colonizadores, o que resultou em muitas mortes quando os colonizadores se interessaram por terras mais distantes do litoral no interior do atual nordeste passaram a atacar os grupos indígenas que nelas vivem esses conflitos ficaram.

7 - Qual o significado da palavra Tapuia? Quais os povos eram chamados de Tapuias?

Resposta

Palavra que em tupi apresenta a mesma ideia do termo bárbaro utilizado pelo povo romano os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que não tinham os mesmos costumes que eles ocorrida entre 1650 e 1.720 a guerra dos bárbaros. Grupo de indígenas que se referia a diversos povos como o gi estar a ir il os cariri osso curu os pai a cool oscar ativo entre outros.

8- Qual o significado da palavra "Nação"?

Resposta

É a união de pessoas com características históricas comuns que formam um povo.

9 - Qual o significado da palavra "Confederação"?

Resposta

Trata-se de forma de Estado em que diversos entes soberanos se unem por meio de tratado internacional, em razão de economia, de segurança interna ou defesa externa. 

10 - O que você entende por diversidade cultural?

Resposta

Refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.

A revolta dos Tapuias e a Confederação dos Cariris: um símbolo da resistência Indígena no Nordeste

Vocês fizeram a leitura do texto, e assistiram ao vídeo, então é hora de exercitar o que aprenderam.

1 - Por que Capistrano de Abreu considera os Cariris povos violentos?

Resposta

A Confederação dos Cariris tinha um espírito guerreiro, valente, de quem não iria abaixar a cabeça para nenhum europeu que quisesse roubar suas terras e escravizá-los, ou melhor, que não obedece a nenhum missionário. A Confederação dos Cariris, composta pelas etnias janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris, foi uma organização de resistência dos indígenas do sertão nordestino, configurando numa luta em unidade da nação Cariri na revolta dos Tapuias contra o mesmo inimigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com