TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Campus Avançado de Chopinzinho

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Atividade 2 de Racionalidade e Ética – entrega 14 de outubro por e-mail

Prof.: Patrícia Riffel

Nome: Lucas Mateus Costa de Camargo

1. Responda às questões a seguir com base no texto “Sobre o emprego do termo racional em Economia e Administração” de José Pereira:

1)Em que consistem e quais são as causas do abuso do termo “racionalidade” em Economia e Administração, segundo o autor?

Os tecnocratas sobretudo, assim como os simples técnicos, usam e abusam do termo. Mas não apenas estes tendem a justificar as medidas propostas com o quase mágico qualificativo de “racionais”. Também políticos (em grande parte influenciados por aqueles que os assessoram) e mesmo cientista sociais, em seus trabalhos, usam abusivamente do seu termo.

2) Qual é o significado de racional segundo o autor? Como se dá a confirmação da racionalidade de uma ação ou decisão na teoria administrativa?

Na verdade, há uma razão para isso. É que inexistem princípios perfeitamente definidos que esclareçam o que seja racional. O termo (e seu oposto irracional) é extremamente ambíguo para permitir uma definição que determine os limites de sua extensão e que convenha a todo o definido e apenas ao definido. Em vista disso, deparamo-nos frequentemente com definições parciais e mesmo inexatas, das quais, não necessariamente, os autores se dão conta. Em certos momentos, o significado que está dando ao termo, se não é verdadeiro, também não é falso. Em outras palavras, o autor está lhe dando um significado parcial, que até de a seus propósitos. Além do mais, a ação racional compreende a previsão das suas consequências sobre a consecução de outros objetivos gerais específicos.

3) “A definição da racionalidade econômica nunca pode ser definitiva, mas sempre provisória, podendo o racional de hoje tornar-se o irracional de amanhã”. Comente este trecho do texto de Pereira.

Se diz respeito as motivações que orientam os objetivos do comportamento humano das decisões econômicas. Com o propósito de responder questões relacionadas ao processo de tomada de decisão como a forma que as empresas decidem como na prática e as questões relacionadas ao mundo dos negócios. Os parâmetros que servem de base ao processo de tomada de decisões pelas empresas como da racionalidade subjacente às decisões empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com