TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEXTO DEVE SER FEITO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRA

Por:   •  19/8/2019  •  Artigo  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1 

Primeira questão:

Baseando-se na aula-texto 1, faça uma síntese da formação do protocristianismo, que inclua os elementos desse processo histórico apresentados na aula. O TEXTO DEVE SER FEITO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS e não deve conter nenhuma cópia de conteúdo da internet ou repetir o texto da apostila. O texto deve ter o mínimo de 20 linhas.

Resposta:

 

O cristianismo iniciou-se aproximadamente 100 anos após o nascimento de cristo, esse movimento foi iniciado por Jesus dentro do judaísmo.

No contexto histórico, social e religioso do Império Romano e da Palestina, na época de Jesus era de certa forma liberal, possibilitava a liberdade de comércio e comunicação, cujo idioma era o grego.

Quatro grupos constituíram o segmento de Jesus e foram responsáveis pelo surgimento da tradição mais antiga do cristianismo.  O ministério de jesus deu origem a uma renovação profética, proclamando a vinda do reino de Deus como forma crítica, tornando-se um símbolo de esperança para os mais pobres, porém distanciou-se de qualquer intenção de caráter institucional.

Após a morte de Jesus iniciou-se um processo de transição do movimento onde passou para uma realidade pessoal e institucional, dando continuidade ao seu seguimento, contudo esta comunidade também desenvolveu certas instituições denominadas religiosas como a Ceia do senhor e o Batismo. Dois momentos importantes do cristianismo foram a criação da Comunidade e sua forma de organização, onde os crentes se reuniam por intenções sociais e religiosas.

As comunidades de crentes em Jesus surgiram no Império romano, eram grupos de diferentes segmentos tanto geográfico, sociológico e teológico, eram compostos por judeus e não-judeus, realizavam intercâmbio, eram grupos minoritários comparado a sociedade paga, eram fruto da pregação missionaria, mas tinha proximidade com o judaísmo, devido a sua origem.  

As comunidades Messiânicas tinham um progressivo afastamento da comunidade de fé em Jesus, e o principal fator disso foi o crescimento das comunidades cristas.

Um importante momento do protocristianismo foi a Primeira Guerra Judaico-Romana, onde a cidade de Jerusalém foi tomada pelo exército e ficou em ruínas, ocasionando profundas modificações políticas, sociais e econômicas, com a destruição dos templos acabou os cultos sacrificial.

As diferenças não eram apenas superiores e inferiores na sociedade, mas também a de gênero tinha seu papel importante. Apesar de não ter registros da participação de mulheres no movimento de Jesus, pressupõe que muitas delas o acompanhavam e atribuem a elas um comportamento especial de servir. Ao analisarmos a presença feminina no livro de Atos, não aparece nenhuma mulher junto aos apóstolos, eles agregam a elas somente o sentido de auxiliares ou assistentes, e só no segundo século foi citado um texto dedicado a história da mulher missionária.

Durante o primeiro século surgiram muitos conflitos com a cultura greco-romana e judaica envolvendo a formação e o desenvolvimento do protocristianismo. Ser cristão era considerado um crime capital, os crentes eram processados, o que acabavam em situações de perseguição das comunidades de fé. E possível perceber um crescimento na incriminação naqueles que seguiam a Jesus, foram criados vários estereótipos concretizados no preconceito. Onde os cristãos seriam provocadores de tumulto, era uma religião estrangeira e corruptora de costumes, eram suspeitos pois aclamavam a Jesus Cristo como rei messiânico, tinha um modo de vida não-pagão, muitas vezes transformados em bodes expiatórios.

             

Segunda questão:

Baseando-se na leitura da aula-texto 2, explique com suas palavras as principais características do cristianismo do 2º e 3º séculos. O TEXTO DEVE SER FEITO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS e não deve conter nenhuma cópia de conteúdo da internet ou repetir o texto da apostila. O texto deve ter o mínimo de 20 linhas.

Resposta:

Cristianismo é uma religião  centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus , tais como são apresentados no Novo Testamento, avançando rapidamente para fora do judaísmo e com isso criou adeptos no mundo greco-romano inteiro,  tornando-se predominante, assim os cristão tornaram-se numerosos, e dessa forma a igreja de Roma foi assumindo uma posição de liderança na comunhão crista. No fim do terceiro século, o cristianismo passou as fronteiras do império, podemos dizer que a religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano, a Ortodoxa Oriental e o protestantismo. O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Fala-se que nesse período mais de vinte bispados foram conhecidos, sendo fruto dos contatos comerciais e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com