TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escreva Um Texto, De Pelo Menos Três Laudas, No Qual Estejam Evidenciadas As Ideias De Fayol, Taylor E Ford. Feito Isso, Identifique Se há Divergência(s) Entre As Funções Do Pensamento Científico De Taylor Com A Linha De Montagem De Ford.

Artigo: Escreva Um Texto, De Pelo Menos Três Laudas, No Qual Estejam Evidenciadas As Ideias De Fayol, Taylor E Ford. Feito Isso, Identifique Se há Divergência(s) Entre As Funções Do Pensamento Científico De Taylor Com A Linha De Montagem De Ford.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 4

1 ) Escreva um texto, de pelo menos três Laudas, no qual estejam evidenciadas as ideias de Fayol, Taylor e Ford. Feito isso, identifique há divergência entre as funções do pensamento científico de Taylor com a linha de montagem de Ford.

Henry Fayol era um engenheiro que iniciou sua vida profissional com estagiário na indústria de Cia Commentry, sua evolução fez com que ele conquistasse vários cargos dentro da empresa, até chegar a diretor de minas em 1847 e posteriormente, em 1888, tornou se diretor geral.

A pesar da sua formação em engenharia, sua contribuição não teve nada haver com laudos técnicos e sim os aspectos de direção de grandes organizações.

Suas atividades foram desenvolvidas em estudos embasados em princípios e técnicas que poderiam ser úteis e apoiar os usuários em tarefas administrativas em qualquer segmento empresarial.

Segundo Maximiano (2000, p. 57).Fayol dizia que a empresa é uma entidade conduzida por inúmeras regras, com o objetivo de fornecer produtos e serviços aos seus clientes. Os líderes devem tomar decisões, estabelecer objetivos e métodos para guiar, controlar e planejar o funcionamento da empresa de maneira harmônica.

A forma de administração de Fayol ficou caracterizada pela ênfase na cultura organizacional, visão do homem econômica e pela busca da máxima eficiência. Outro ponto importante era o olhar de forma global da organização, a direção de aplicação da gerência para a produção.

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico, devido sua obstinação pelo trabalho, abandonou os estudos e teve que iniciar suas atividades profissionais como operário, tornou se engenheiro mecânico estudando à noite. Taylor ficou conhecido como “Pai da Administração Científica” por propor a utilização do método científico artesiano na administração de empresas.

Em pouco tempo ele foi sendo promovido devido seu compromisso com a empresa, com o apoio da chefia conseguiu por fim no complô de operários contra as metas de empresa.

O primeiro processo cientifico desenvolvido por Taylor foi a invenção de um novo modo de cortar aço, de corte rápido, as ferramentas podiam durar três vezes mais.

Durante toda sua vida tentou desenvolver formas de melhoria nas condições de rendimento de trabalho eprodutividade dos operários, com observações e experimentos.

Em seus métodos se destacava sua preocupação em racionalizar o desempenho de cada funcionário, os estudos para adequar sua mão de obra era que para cada operação do processo havia uma necessidade, assim ele poderia determinar fatores como tempo padrão e perfil de operário para função.

O sistema de incentivo à produção também era um dos métodos usados para aumento da produtividade, com a entrega dos objetivos eles recebiam prêmios como um aumento de seus ganhos.

Henry Ford também foi um dos precursores mais conhecidos da administração. Ele teve seu nome associado à linha de montagem de automóveis.

Ainda jovem ele passava a maior parte do seu tempo em uma oficina da fazenda de seus pais arrumando as máquinas da fazenda e dos vizinhos.

Após ter concluído o curso profissionalizante, tornou-se representante de uma empresa, Westinghouse Engine Company, trabalhando como técnico de montagem e reparação de locomóveis.

Alguns anos depois ele retorna a Dearbon e tenta construir um trator a vapor, não tendo sucesso por não ter conseguido um motor com a potência que necessitava. Em 1891 ele retorna à Detroit empregando-se como engenheiro na Edson Illuminating Company.

Ford projetou um motor de combustão interno e posteriormente desenvolveu um automóvel 2 cilindros e 4 HP, era similar com uma charrete,percorreu 1500 Km e vendeu em seguida por 200 dólares.

Em 1899 Ford saiu da Edson Illuminating Company e organizou a Detroit Automobile Company, onde atuou como engenheiro-chefe.

Ford fundo a Ford Motor Company em 1903 junto com outros acionistas, progressivamente comprou a ações do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com