TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que tipo de relacionamento pode ser feito entre o filme "O sonho de Vajd" e o texto de Castells

Resenha: Que tipo de relacionamento pode ser feito entre o filme "O sonho de Vajd" e o texto de Castells. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Resenha  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

Que relação se pode fazer entre o filme “Sonho de Wadjda” e o texto de Castells, que versa sobre o fundamentalismo islâmico?

O filme conta a história de uma menina de dez anos , que mora na Arábia Saudita e que ainda, não consegue entender como a cultura de seu país é tão rígida em relação à mulher e por que as diferencia dos homens, onde seu grande sonho é ter uma bicicleta, por isso ela é considerada rebelde por que a cultura de seu país não permite que as mulheres dirijam ou andam de bicicleta que, sem o apoio de sua família ela tenta ganhar dinheiro e comprar a bicicleta tão desejada.

Um ponto bastante interessante é como as mulheres enfrentam dificuldades para viver em uma sociedade em que sua cultura impede que elas sejam livres, mas que aborda a cultura de um povo aprendida no seu cotidiano. O filme gira em torno de uma escola, que é o ponto principal para repassar os ensinamentos através do Corão, que é o livro sagrado da sociedade daquele país, onde esse livro ,que é considerado sagrado para eles, serve para orientar a sociedade a encontrar um bom caminho. A cultura islâmica não permite, também, que as mulheres tenham contato com outros homens fora de seu seio familiar, o que fica bem claro o tratamento da mulher na escola, onde é considerado um ato imoral. O governo não permite que as pessoas tenham liberdade religiosa , sendo outra prática de religião proibida no país e tudo isso é para proteger a fé islâmica do país. A relação do mundo islâmico e do mundo ocidental se dá pelo fato de que a comunidade islâmica, tenta de alguma forma, contestar a cultura ocidental. A religião, de uma certa forma, acaba influenciando nas relações dos indivíduos, a partir do momento que ela é considerada uma crença, com valores morais e a crença em Deus e que acaba fazendo as pessoas que vivenciam a se envolver em uma comunidade religiosa. A religião liga o ser humano a um Deus, onde fica bastante explícito no filme “O sonho de Wadjda”, onde uma comunidade é baseada a uma fé cristã e está ligada um único Deus, onde todos tem que seguir. E tudo que ele aprende está relacionada a fé, a um Deus supremo, a preceitos religiosos que devem ser seguidos.

Wadjda, por ser tão criança , ainda, não consegue entender a cultura de seu país e tenta questioná-la de alguma forma, através de sua ação, onde ela tenta fazer algo que vai contra a sua religião e a sua cultura. É um filme muito interessante, que retrata bem a cultura muçulmana, que mostra que a formação da sociedade de um povo está intimamente relacionada a sua cultura e que serve de base para a moral e os bons costumes de um povo. A religião, de alguma forma, promove uma sensação de pertencimento a um determinado grupo. As mulheres sofre alguma limitações que são impostas pelo estado e que Wadjda tenta quebra essas limitações , no momento em que ela deseja e luta para compra a bicicleta tão sonhada pela protagonista do filme.

O filme mostra , perfeitamente bem, a formação da identidade de um povo, costumes e crenças aprendidos desde a infância, no seu cotidiano, ensinamentos que foram repassados durante toda sua vida, um conjunto de de experiências que foram aprendidas em sua vivência.

“Segundo Castells, o fundamentalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com