TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiosfera, Antropologia Cultural e Conceito de Cultura

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista

Administração – noturno

1º semestre – AD1R33 – sala 115

Semiosfera, Antropologia cultural e conceito de cultura

                        Aluno:

Rafael Gonçalves Broco / RA: C585GE-6

São Paulo – 2015

Semiosfera

A semiosfera, ou semiótica biosfera, é o mundo de signos em que todos os seres humanos vivem e interagem. Os sinais são representações que formam um espaço delimitado espaço envolvente relativa, o que seria o espaço extrassemiotic. Estas áreas são divididas por uma fronteira de pontos pertencentes a ambos os espaços, que atua como um filtro e como um tradutor. Esta tradução é articulada extrassemiótica dar sentido à realidade, ou seja, dando sentido dentro de qualquer um dos sistemas semióticos.

De acordo com Yuri Lotman, as funções semiosfera como um espaço de participação para a violência no mundo, que é formado por códigos. Neste sentido, a semiosfera é o espaço semiótico fora do qual é impossível a existência de semiótica.

O conceito geral da semiosfera refere-se à ideia de que a semiose espaço não é homogênea, pois existem esferas sensação única, assim como "semiosferas it", que seria o indivíduo ou espaços pertencentes a diferentes grupos sociais e históricos.

Dada a heterogeneidade da semiosfera, como um conjunto de mecanismo diferente manifestações semióticas tradução é particularmente significativo, uma vez que toda relação comunicativa é uma relação de tradução.

Embora os vários sistemas semióticos não será definida de forma inequívoca na abordagem de Lotman, o conceito de cultura, indissoluvelmente ligada à da semiose, atua como uma estruturação.

Semiótica fronteira por Lotman 

Para Yuri Lotman, os pontos da fronteira da semiosfera podem ser equiparados a receptores sensoriais que traduzem irritantes externos à linguagem do nosso sistema nervoso, ou blocos de tradução adaptada a uma determinada esfera semiótica fora de seu mundo.

Esta ideia se concentra em dois pontos: a ideia de que existe um mundo em que vivem e a noção de que os mecanismos de tradução e integrar o filtro extrasemiotic na semiótica, o que leva a uma concepção de intercâmbio comunicativo como um processo de recodificação.

  • JM Lotman, O problema do sinal e do sistema de sinal no tipo de cultura pré-século XX, em JMLotman e da Escola de Tartu semiótica da cultura. Madrid: Cadeira de 1979.
  • JM Lotman. A semiosfera. A semiótica da cultura. Madrid: Chair, de 1996.
  • JM Lotman - B. Uspenskij, Sobre o mecanismo semiótica da cultura, J. Lotman e escola Tartu, semiótica da cultura, Madrid: Presidente, 1979: 77.

Entendimento:

A partir da leitura sobre Semiosfera foi possível concluir que, são “signos” do cotidiano, ou seja, símbolos e objetos que simbolizam um lugar ou alguma coisa. Como por exemplo, o escudo de um time de futebol, é seu signo (representa o time), mas não quer dizer que seja o mesmo, o time no caso seriam os jogadores, comissão técnica, etc.

Antropologia Cultural

antropologia cultural é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística.

A antropologia cultural é diferente da antropologia social, diferindo principalmente na perspectiva.

Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas questões centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana, tornou-se preocupação maior. O signo (ver Ferdinand de Saussure), em linguagem humana e, em representação iconográfica, o ícone (ver Charles Sanders Peirce) , são pontos de partida para o desenvolvimento das disciplinas da antropologia oral ou da antropologia visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com