TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O paradigma em arte em ciências

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA 01

Ana Carolina Coser

                Obra: O paradigma em arte em ciências

                Autor: Silvio Zamboni sobre a tese de Thomas KUHN

        Thomas Kuhn apresenta no seu texto o conceito de ciência normal e de paradigma. Para ele, ciência normal significa a pesquisa decididamente baseada em uma ou mais realizações científicas, reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica. Paradigma são realizações científicas universalmente conhecidas. Durante algum tempo elas fornecem problemas e possíveis soluções para uma comunidade praticante de uma ciência.

        O conceito de paradigma em sua obra propõe que a ciência normal necessariamente precisa estabelecer parâmetro: o paradigma, para que este insira no centro da comunidade científica.

        A ciência normal é orientada por um determinado paradigma. Abandonar o paradigma corresponde abandonar a ciência normal. Na perspectiva da ciência, o paradigma não pode ser copiado ou imitado, não permite reprodução. É um objeto a ser articulado em condições novas.

        Kuhn explica que as anomalias podem levar a uma modificação do paradigma. Observa-se a anomalia quando não se obtêm os resultados esperados pela ciência normal com a utilização de um paradigma. A crise provocada pode obrigar a modificação ou origem de um novo paradigma. O autor considera que as crises são condições para a alteração das teorias.

        As revoluções científicas são episódios de desenvolvimento, nos quais  um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituídos por um novo. Isso mostra que as revoluções científicas ocorrem por uma ruptura com as teorias adotadas ate então.

        Entender as ciências é conhecer suas praticas, seus funcionamentos e seus mecanismos. É compreender o comportamento do cientista e suas decisões. Com isso percebe-se que o conceito de ciência normal segue suas  ideologias andando juntamento com os paradigmas que são suscetíveis a mudanças ao longo do tempo. É mostra que ambos tem que andar lado a lado para descobertas de verdades reais, que estas sofrem mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com