TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto Living Museum

Tese: O projeto Living Museum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO:

O projeto “Museu Vivo” tem como proposta integrar o Museu Sacaca e a comunidade por meio de ações museológicas de valorização o patrimônio cultural, os saberes e fazeres dos povos da Amazônia, especialmente dos povos tradicionais do Estado do Amapá. O projeto desenvolve-se através de mobilizações e encontros junto às comunidades possibilitando a apropriação dos espaços, ambientações e atividades desenvolvidas na Exposição a Céu Aberto. Além disso, o projeto realiza a vinda de grupos comunitários para o museu onde estes demostram suas atividades produtivas cotidianas, permitindo ao público visitante a experiência nas práticas, técnicas e conhecimentos desses grupos como o fazer a farinha na casa da farinha, a produção do vinho do açaí, dentre outras técnicas produtivas. Na comunidade pretende-se a realização de oficinas tendo como tema gerador o patrimônio cultural para a formação de pessoas das comunidades para o desenvolvimento de pesquisas sobre a história da comunidade para a elaboração de uma exposição itinerante e a produção de material educativo. O projeto é importante para potencializar os recursos educativos da comunidade; a integração entre o ensino formal e não formal e a troca de experiências entre gerações; contribuindo para a formação de sujeitos que valorizam e preservem o patrimônio cultural.

INSTITUIÇÃO Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá- IEPA/ Centro de Pesquisas Museológicas - Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável.

DATA DE FUNDAÇÃO: 21/10/1991 CNPJ: 34.927.285/0001-22

RESPONSÁVEL: Augusto Oliveira Junior

ENDEREÇO: Avenida Feliciano Coelho, 1509, Trem

CEP: 68.900-260 CIDADE: Macapá ESTADO: Amapá

TELEFONE: (96) 32125363 FAX: (96) 3212-5362 ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.iepa.ap.gov.br

PROJETO: MUSEU VIVO

OBJETIVO GERAL

Promover apropriação e reapropriação do patrimônio cultural através da integração entre museu e comunidades tradicionais valorizando as práticas e técnicas produtivas como elementos constitutivos dos saberes e fazeres do povo da Amazônia com o museu. Promovendo a integração do museu e comunidade por meio da realização de ações museológicas de pesquisa, preservação, comunicação e educação do patrimônio cultural com as comunidades tradicionais da Amazônia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Expor as atividades produtivas das comunidades tradicionais da região amazônica no museu, possibilitando o momento de comercialização desses produtos;

 Potencializar os recursos educativos das comunidades, realizando o intercâmbio necessário entre o ensino formal e não-formal, trocando experiências entre as gerações e culturas regionais.

 Avaliar a dinâmica das ações realizadas pelo projeto.

METAS

 Planejar junto com os Núcleos Locais as ações do Projeto.

 Realizar, a cada mês, um dia de exposição e comercialização da produção realizada pelos Núcleos Locais no espaço Céu Aberto do Museu Sacaca.

 Realizar,no mínimo, duas qualificações na comunidade com os Núcleos Locais formados ao decorrer do projeto.

 Aplicar questionários de avaliação ao público visitante das exposições.

 Elaboração de material didático com relatos sobre as atividades tradicionais;

 Adquirir materiais de consumo e equipamentos necessários para realização das atividades do projeto.

PÚBLICO SUJEITO

Comunidades do entorno do museu e das escolas, demanda espontânea e as comunidades tradicionais do Estado.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades realizadas terão como referencial teórico-metodológico a Nova Museologia e a Educação Popular, que possibilita o desenvolvimento dos processos pedagógicos e museológicos a partir da participação e da construção coletiva do conhecimento em interação com as comunidades. Dessa forma as atividades serão realizadas através das seguintes etapas principais:

1- Preparação: Articulação e Planejamento com as comunidades; aquisição de materiais e equipamentos necessários para realização das atividades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com