TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são os direitos humanos?

Seminário: O que são os direitos humanos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

O que são Direitos Humanos

Na declaração Universal dos Direitos Humanos vindouro, o seu conceito e prática ainda permanecem embaçados, haja vista, como vimos no segundo vídeo, as várias guerras e atrocidades cometidas por vários povos.

Falamos em direitos humanos como se fala de acessórios. Se for humano, logo têm direitos. Será? Pela lógica e pela lei deveria ser assim, mas na prática cotidiana as coisas não funcionam desta forma. Para boa parte da população mundial os direitos humanos não fazem sentido, não existem ou simplesmente desconhecem seu significado.

Em sentido filosófico os direitos humanos são tidos como direitos naturais, portanto divinos e inerentes a todos os homens e mulheres. Porém, há que se considerar as diferenças e desigualdades existentes por toda a humanidade. Valores e paradigmas variam conforme a História e a cultura de cada nação, e este é o principal entrave para o exercício dos Direitos Humanos. Países que ainda conservam a pena de morte, por exemplo, são combatidos pelos grupos de defesa da vida, mas aqueles combatem alegando ser, a pena capital, do âmbito cultural ou legal e sendo assim, justificável para sua nação.

Independente de culturas e leis, o ser humano tem direito a vida plena,porém como foi visto nos vídeos, isto não acontece. O correto é não existir um direito mais importante que o outro, todos merecem segurança, liberdade, alimentação saúde e todos os elementos necessários para garantir-lhe a sobrevivência. Gozar de todos os Direitos Humanos implica o exercício irrestrito da cidadania plena e consciente. Negar qualquer destes direitos a uma pessoa é negar sua condição de sujeito perante a sociedade e, para além, sua condição humana.

Para se viver em sociedade, interagindo através do processo socializador é necessário respeitar os Direitos Humanos, respeitar as diferenças e acatar a diversidade.

Enfim, respeitar o ser humano em sua essência e sua vivência é o referencial para o respeito dos Direitos Humanos. Não podemos nem devemos separar as pessoas por cores, culturas ou sexo: afinal somos todos seres humanos, e essa é a única certeza que temos neste mundo em constante mutação de valores e princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com