TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são os direitos humanos?

Tese: O que são os direitos humanos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Tese  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

O que são Direitos Humanos.

Podemos definir direitos humanos como um conjunto de leis, que tem como finalidade assegurar os direitos individuais e coletivos, onde vem estabelecer obrigações jurídicas concretas aos estados.

Mas ao observarmos a evolução global ate os dias atuais , veremos que, uma das principais evoluções está relacionada ao trabalho infantil; durante um longo período, crianças vinham trabalhando de forma escrava sem qualquer direito assegurado, sem direito ao lazer e ao ensino; porem ouve um avanço significativo levando em comparação os dias atuais , onde estas crianças hoje tem seus direitos assegurados pelo ECA ( Estatuto da criança e do Adolescente), fatores que antes elas não tinham acesso devido ao custo de mão de obra barata, fazendo com que elas fossem vistas como escravas.

Outra questão que vem chamando muito a atenção é a violência contra mulher, onde hoje existe uma lei que a protege chamada Maria da Penha de Nº 11.340, porem antes dela as mulheres era abusada, sem qualquer fundamento, submetida a atos que vinha a prejudica-las, infringindo assim o direito fundamental que lhe é atribuído, o direito de liberdade.

No entanto será que todos tem acesso a estes direitos fundamentais? Fatores indicam que há uma grande quantidade de crianças ainda fora da sala de aula sem qualquer direito assegurado, que mesmo com a lei que assegura os direitos das mulheres, elas ainda são violentadas cruelmente, havendo desta forma uma violação destes direitos fundamentais, cujo qual deveria ser acessível a todos.

Todavia as constituições vêm se modificando ao longo dos anos entre avanços e retrocessos, visando melhores condições de vida político-social, buscando meios de assegurar e cumprir estes direitos, tornando-se a base da sociedade. Portanto, os direitos fundamentais tem o proposito de estabelecer liberdade e igualdade entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com